domingo, maio 28, 2006

More pressure on East Timor PM to resign (Bispo de Dili)

"The Bishop of Dili, Dom Alberto Ricardo, says the only solution to the current crisis is East Timor is to remove the government.

Peter Cave reports from Dili, that the bishop's comments are adding to increasing pressure on the Prime Minister, Mari Alkitari, to resign.

He reports: 'Speaking to the ABC after conducting mass at the Catholic Cathedral Bishop Dom Alberto Ricardo described the situation in East Timor as dangerous and deeply saddening.

The influential bishop says the only solution is to change the government.

Foreign Minister Jose Ramos Horta, who is aligned with President Xanana Gusmao, has postponed a news conference at which he was expected to call for the removal of the government.'

ABC Asia Pacific TV / Radio Australia"


Foi na residência oficial deste senhor, o Bispo de Díli, que que ano passado, aquando da manifestação da Igreja contra o Governo, dois portugueses ficaram retidos, foram espancados e sujeitos a um tribunal popular.

Shame on you!

14 comentários:

Anónimo disse...

Coitado do Mari, como se passa de bestial para besta em tão pouco tempo!

Anónimo disse...

Sr. Bispo
Como católico, sinto-me ultrajado por estar a fazer (má)política a partir do púlpito. Nao percebe que está a ser usado? Nao quero acreditar que a Igreja, que sempre esteve com o povo de Timor na Resistencia, queira agora que o País se torne num Estado dependente da Austrália.
Afinal, serao os gangues, os clubes de artes marciais e os Majores Reinados que estao mais proximos de Deus? E a democracia já nao conta ? "A César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".
Fijiblues

Anónimo disse...

Ó senhor bispo, mas porque é que no tempo dos Indonésios Vª Exª não lhes disse para se irem embora, como hoje (aparentemente, porque nesta coisa de notícias...)? Porque hoje há em Timor, apesar de neste momento estar em estado de suspensão, com a ausência de «rei e roque», uma coisa chamada Democracia, em que as pessoas (todas) podem expressar abertamente os seus pontos de vista e eleger livremente os seus representantes.

Anónimo disse...

O Bispo de Dili é mais outro que tem contas a ajustar com o Mari...
O palerma é muito democrático mas lá quanto a decidir se os filhos dos timorenses devem ter aulas de religião e moral ou não, a democracia parou...
Para ele os pais não devem ter o poder de decisão. Quem o deve ter é... o Governo, i.e., o Mari, ao tornar obrigatória a frequência das mesmas. Como se todos não soubéssemos que 99,9% dos pais vão decidir que sim! Mas é uma decisão deles e não do Mari... O Mari não se quiz substituir aos pais e por isso é... anti-democrático.
Este bispo faz-me rir!... Abençoados os pobres de espírito porque deles será o reino dos céus!...

Anónimo disse...

Como católico apelo a SS o Papa para,na próxima nomeação de Bispos para Timor,tirar primeiro a medida da cabeça (percebem o que quero dizer) dos candidatos para ver se serve para (dignidade e responsabilidade) da mitra que vão usar.

Anónimo disse...

Finalmente o silencio da igreja é quebrado e de forma surpreendente está do lado dos criminosos!

Anónimo disse...

Um PR que aperta a mão a criminosos, que lidera a reconciliação com o país vizinho que assassinou, torturou o seu povo e agora um Bispo católico que se declara apoianate de criminosos e pretende derrubar um governo democraticamente eleito.
Pobre Timor!

Anónimo disse...

Bem sei o que passei nessa noite durante umas 5 horas de autêntico martírio...
Esse senhor Bispo na altura não disse uma única palavra sobre os tristes acontecimentos da noite de 30 de Abril liderados pelo Padre Maubere

ASS: Alguém que foi espancado nessa noite

Anónimo disse...

Estou solidária com quem foi e é espancado em qualquer lado e em qualquer altura. Por isso é preciso dar força ao governo que o povo escolheu e ao seu PM. Força timorenses, na vossa luta pela vossa soberania. E força aos portugueses que aí permanecem. Os amigos conhecem-se nestas ocasiões.

Anónimo disse...

Sr. Mari ALkatiri.
Se houver qualquer tentativa de golpe, resista.Isso não lhe deve tirar a disposição para diálogo. Mantenha a opinião pública informada. Na Venezuela, por ocasião do golpe que tentou tirar o sr. Hugo Chaves, patrocinada pelos EUA, a informação foi crucial. O contra-golpe acabou por fechar a CNN em espanhol, pois a mesma ao mesmo tempo que saudava um empresário golpista, possibilitava informações estratégicas para reação dos militares legalistas e do povo.
Saudações
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

pelos vistos a igreja resolvou abrir a boca e (não) surpreende pra que lado foi né...

Anónimo disse...

IGREJA
PARA! TEM VERGONHA!
ATÉ QUANDO ESTAS INTROMISSÕES SEM VERGONHA. O QUE É, O QUE QUER, A IGREJA TIMORENSE?
(um portugues em Portugal)

Anónimo disse...

O exercito australiano nada faz para impedir a violência bárbara e gratuita e depois evacua os que permitiu que fossem feridos para Darwin.

A Igreja Católica de Timor fica em silêncio a assistir à morte de civis inocentes e depois encomenda a Deus as suas almas.

Austrália e Igreja gritam pelo derrube do governo.

O PR coitado tá doente das costas e delega as suas funções na esposa.

O PM propõe ao PR as reuniões que se impõem e que deveria ter sido ele a convocar.

Os timorenses estão em pânico e morrem diariamente.

Portugal tarda em enviar ajuda.

Só me resta chorar junto com o povo timorense perente tanta violencia e hipocrisia!!

Anónimo disse...

sinto mt..mais mt mesmo por termos um bispo como este a dirigir as nossa igrejas e a pensar que pode ter poder politico...sinto me envergonhado pelas suas accoes e sinto-me pior ainda pelas pessoas que fizer o backup dessa manifestacao...

now i ask them : was it worth it??fools.(ponho em ingles pk e direccionado a alguem)

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.