domingo, maio 28, 2006

Comentário de fim de tarde (6)

"O Bispo de Dili é mais outro que tem contas a ajustar com o Mari...

O palerma é muito democrático mas lá quanto a decidir se os filhos dos timorenses devem ter aulas de religião e moral ou não, a democracia parou...

Para ele os pais não devem ter o poder de decisão. Quem o deve ter é... o Governo, i.e., o Mari, ao tornar obrigatória a frequência das mesmas.

Como se todos não soubéssemos que 99,9% dos pais vão decidir que sim! Mas é uma decisão deles e não do Mari...

O Mari não se quiz substituir aos pais e por isso é... anti-democrático. Este bispo faz-me rir!... Abençoados os pobres de espírito porque deles será o reino dos céus!... "

10 comentários:

Anónimo disse...

O Mari tem razão, está mesmo a haver um golpe, ou se calhar são vários ao mesmo tempo, com os jovenzinhos das artes marciais a aproveitarem para molharem a fruta. Mas ex.mos srs. políticos timorenses, e depois passam a ter um golpe todas as semanas ? Sempre que alguém não estiver satisfeito, vai de soltar os animais e cá vai mais um golpinho? Como é possível governar sem estabilidade? Ainda não percebi aquela das «forças de intervenção» não querem tomar posição por nenhum dos lados. Mas por acaso não há um governo em Timor Leste, que por sinal até foi quem accionou os mecanismos de vinda dessas mesmas forças? E que lados são esses? Governo versus Presidente versus Salsinha versus Alfredo versus ...

Anónimo disse...

As aulas de religião são só a fachada para justificar a reacção da Igreja. O problema são as propriedades... o dinheiro... o poder.....

Anónimo disse...

A Igreja em Timor
O povo continua a beijar-lhes a mão enquanto eles engordam hipocritamente e são uma força politica e não religiosa. Nada fizeram para impedir a violencia actual em Timor. Aguardaram em silencio. O importante é derrubar o Mari!
Será que no inferno vão manter a arrogancia??

Anónimo disse...

A questao nao foi assim tao simples. Haviam questoes de fundo que praticamente impossibilitariam que as criancas pudessem ter aulas de religiao e moral ainda que os pais assim o quisessem. Isto e, a questao era a do financiamento que o governo dizia ter que ser as instituicoes religiosas a acarretar porque o "pobrezinho do estado Timorense" nao podia sustentar ao mesmo tempo que os lideres andavam todos de jeep de ultimo modelo. Depois mudaram de cantiga e manipularam a questao de tal maneira a dar mal imagem para a igreja catolica. A falta de recursos da propria igreja e muito mais dos pais nao permitiria qualquer chance de educacao moral. A obrigatoriedade defendida pela igreja garantiria que o estado fosse responsavel pelo financiamento nao so para os catolicos como para as outras denominacoes religiosas.
Mas seria preciso ser objectivo e saber acompanhar as questoes de muito perto para se compreender tudo isto.

Anónimo disse...

Acham que é altura para acirrar ainda mais os ânimos com comentários destes?
Não será este o momento para alguma contenção e respeito por todas as forças em presença?
É fácil fazer a guerra via internet...

Anónimo disse...

Respeitem a igreja católica. É força ética em qualquer parte do mundo.
Como republicano, sou a favor de um ensino laico, mas se a igreja assim não entende, não vamos aborrece-la. Ampliemos a discussão religiosa estudando tbm o islamismo, judaismo, religiões afro-descendente, entre tantas outras.
Vou ser sincero ao estimado bispo de Deli. O Cristo que está em Dili, em cima do globo, não me agrada. Me parece do período em que a religião se somava aos poderosos e se achava dona da verdade...intolerante.
Sou cristão e católico,porém, deve se ter muito cuidado em aproximar determinantes religiosos (cristão) das coisas do Estado.
Sei que sofrem com a atual situação de Timor.
Saudações
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Alfredo, deixemos a igreja de fora. A quem compete a resolução da crise é aos que o povo escolheu nas eleições. Mas concordo em que acirrar questões religiosas é deitar gasolina no fogo.

Anónimo disse...

Eu cá ouvi mesmo falar que o que eles queriam era mesmo dois por cento do Fundo Petrolífero!

Anónimo disse...

Continua Alfredo, estamos contigo. A tua prestimosa e assídua colaboração é muito apreciada.
É muito importante termos opiniões desse País irmão!

Anónimo disse...

Anonymous das 9:30:00 PM Yes!!! Ve-se mesmo que este comentario foi escrito por alguem que mora em Dili!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.