REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
Alguma imprensa australiana distorce declaração do primeiro-ministro
Alguns órgãos de comunicação social australianos relataram que o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, implicara o chefe de Estado, Xanana Gusmão, na tentativa de golpe de Estado que estaria em curso em Timor-Leste. Tal associação nunca foi feita pelo primeiro-ministro, nem na conferência de imprensa que deu neste sábado, 27 de Maio, nem em qualquer outra declaração anterior ou posterior.
Na conferência de imprensa, perguntado expressamente por vários jornalistas se o Presidente da República estaria implicado na tentativa de golpe de Estado, o primeiro-ministro disse sempre e peremptoriamente que não.
Não deixa de se estranhar que haja quem tenham distorcido, com duvidosas intenções políticas, as palavras do chefe de Governo numa conferência de imprensa em que estiveram presentes mais de 50 pessoas. Estas reportagens são um exemplo acabado da falta de rigor e de ética jornalística, que não se pode dissociar de uma certa campanha existente para descredibilizar o Governo e o Estado timorense.
“Ninguém me conseguirá pôr contra o sr. Presidente da República. Tenho dito sempre, e ainda ontem o repeti, que o sr. Presidente da República é essencial à manutenção da unidade do Estado. E que, por nós, deveria continuar a ser chefe de Estado, candidatando-se a um novo mandato nas eleições do próximo ano, pois o seu contributo mantém-se essencial para o desenvolvimento de Timor-Leste”, diz o primeiro-ministro, Mari Alkatiri.
Sinal de que a coordenação entre o primeiro-ministro e o Presidente da República é efectiva, Xanana Gusmão, a pedido de Mari Alkatiri, convocou ontem o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa e Segurança. As reuniões destes dois órgãos de consulta do Presidente da República estão marcadas para esta segunda-feira, 29, em Díli. A agenda destas reuniões tem como ponto único a análise da situação vigente em Timor-Leste.
Solidariedade internacional
O primeiro-ministro, Mari Alkatiri, tem recebido várias expressões de solidariedade da comunidade internacional para com o povo de Timor-Leste. Nas últimas horas foi nomeadamente contactado por telefone pelo Presidente da República de Moçambique, Armando Gebuza, e pelos primeiros-ministros de Cabo Verde, José Maria das Neves, e de Portugal, José Sócrates. Todos expressaram a sua profunda tristeza pelo que está a acontecer em Timor-Leste e reafirmaram o seu total apoio ao povo timorense e expressaram a sua solidariedade e vontade de assistir o Governo e o Estado timorense na procura de uma solução duradoura e estável para o país, que passe pelo reforço da solidariedade institucional dos órgãos de soberania de Timor-Leste.
Díli, 28 de Maio de 2006
Sem comentários:
Enviar um comentário