domingo, maio 28, 2006

Comentários (1)

"Isto nunca devia ter chegado aqui.

Agora é um problema e uma ferida aberta que vai custar a sarar, e se os senhores que mexem cordelinhos, com interesses pessoais e externos a conjugarem-se, deixarem, porque me parece que está tudo à bica a ver se o Mari cai! É lamentável!

Considero que o Governo cometeu erros, pela política, eu diria, excessivamente austera e rude que prossegue, com os melhores objectivos, eu compreendo, mas esquecendo o país que herdou, o povo que constitui o Estado.

Agora é tempo de os verdadeiros amigos de Timor, os verdadeiros e de sempre, porque os novos não são muito fiáveis, se unirem em torno da paz e da fraternidade, sem petróleo em troca!O apelo deve ser feito ao Mari para ter mais humildade e sensibilidade, mais flexibilidade, se ceder, é claro, e ao Xanana para que não sirva, mesmo que não goste do caminho seguido pelo Governo, os interesses dos compatriotas governantes da sua esposa, nem outros, porque também há outros que operam na escuridão, mais lestos do que os próprios "gatos" timorenses. Há muitos interesses por detrás disto tudo! E isso é muito triste. Este mundo anda às avessas!

Timorenses,meus irmãos, abram os olhos e entendam-se de uma vez por todas. Deixem-se lá de meter na cabeça de jovens ignorantes e embrutecidos essa história dos Kaladi e dos Firaku, porque isso há-de ser a lenha com que outros vos queimarão! Cuidado!Devo dizer por experiência própria que ouvi muita gente com responsabilidades brincar com o tema!Se há responsabilidade neste jogo cobarde, também é preciso dizer que quem tem o poder tem mais responsabilidade em eliminar as suas causas, porque tem o poder do seu lado.

Os outros, e conheço alguns, estão por fora a aproveitar estas fragilidades de forma vergonhosa! Não é este o caminho!Porém, é preciso que o círculo de poderes se abra mais aos externos à Fretilin, sem policiamento moral e político à antiga, porque isso mostra um caminho perigoso de exclusão das ideias diferentes, o que não abona em favor de um Estado democrático.

Todos têm de ceder um pouco.

Alguns têm de ser responsabilizados pela jogo cobarde para que empurram inocentes, excluídos e perdidos, e meros criminosos. Deviam ter vergonha estes sanguessugas da desgraça.Haja paz, que os timorenses bem precisam e merecem. O povo timorense que conheci não é aquilo que querem fazer dele. É bom, fraterno, amigo, e não vale a pena virem com umas teorias da treta sobre uma cultura de morte, bla-bla-bla...

Abraço amigo, com o desejo profundo que se encontre uma paz duradoura, com as instituições a funcionar de forma solidária, sem permitir jeitos a certos interesses e o sofrimento dos timorenses.Um abraço aos portugueses que aí aguentam de pe´, como as árvores! "

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.