domingo, abril 20, 2008

Timor-Leste admitido à União Inter-Parlamentar

Cidade do Cabo, África do Sul, 14 de Abril de 2008

O Parlamento Nacional de Timor-Leste foi esta segunda-feira, 14 de Abril, admitido à União Inter-Parlamentar (UIP), organização internacional que reúne parlamentos de 150 países de todo o mundo.

No início dos trabalhos da 118.ª assembleia da UIP, que está a decorrer na África do Sul, Timor-Leste foi formalmente admitido pelos membros da União.

No momento da entrada na organização, a chefe da delegação de Timor-Leste, a deputada Maria Terezinha Viegas, secretária da mesa do Parlamento Nacional, usou da palavra para assinalar a honra do país de ser parte da UIP. Em nome dos deputados de Timor-Leste e em particularmente do presidente do Parlamento Nacional, Terezinha Viegas agradeceu o apoio que a UIP tem tado a Timor-Leste «desde os primeiros dias da independência, em 2002».

«Após seis anos como país independente, durante os quais vivemos tempos muito difíceis, tal como o atentado às vidas do Presidente da República e do primeiro-ministro, em Fevereiro, estamos de facto satisfeitos por termos conseguido juntarmo-nos a esta organização de parlamentos», disse a deputada.

A líder da delegação terminou a intervenção sublinhando estar confiante de que os laços formais que começam agora entre Timor-Leste e a UIP serão «frutuosos e recíprocos». Acrescentando que as acções de Timor-Leste demonstrarão que o país está empenhado em promover a democracia parlamentar.

A 118.ª assembleia da UIP decorre até ao dia 18 na Cidade do Cabo, na África do Sul. A delegação timorense, chefiada por Maria Terezinha Viegas (CNRT), é ainda composta pelos deputados Arsénio Bano (FRETILIN), Gabriel Ximenes (PD), Fernanda Borges (PUN) e o director do Parlamento Nacional, João Rui Amaral.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.