domingo, abril 20, 2008

Eurico Guterres e Xanana encontram-se dia 28 em Díli

JN, 18/04/08

O ex-chefe da milícia pró-Indonésia em Timor-Leste, Eurico Guterres, anunciou ontem que se reunirá este mês com o primeiro-ministro e seu antigo inimigo, Xanana Gusmão, para procurar a reconciliação entre indonésios e timorenses. Guterres disse à edição digital do diário "The Jakarta Post" que se reunirá no próximo dia 28 em Díli, com Xanana Gusmão, contra quem combateu durante anos quando a Fretilin lutava contra a ocupação militar da Indonésia. O ex-chefe da milícia pró-Indonésia, que há 11 dias foi absolvido de uma condenação a dez anos de prisão pelo assassinato em 1999 de 12 pessoas em Timor-Leste, assinalou que o processo de reconciliação passa pela Comissão da Verdade e Amizade, encarregada de investigar a onda de violência que ocorreu naquele ano. Eurico Guterres, antigo líder do grupo paramilitar Aitarak, era o último dos 18 condenados pela violência de 1999 que ainda não tinha sido posto em liberdade pelo Supremo Tribunal da Indonésia. A Aitarak foi uma das milícias organizadas pelo Exército indonésio em Timor-Leste para fazer com que a população apoiasse a anexação à Indonésia no referendo organizado pela ONU em 30 de Agosto de 1999.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu não acredito nisto........ Não posso, não consigo, não quero acreditar........ será possível??

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.