domingo, abril 20, 2008

Ramos-Horta regressou a Timor

Correio da Manhã, 18 Abril 2008 - 00h30

“Salsinha tem de se entregar”

O presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, regressou ontem ao seu país após dois meses na Austrália, onde foi tratado aos ferimentos sofridos num atentado contra a sua vida. À chegada a Díli, o chefe de Estado timorense ordenou ao ex-tenente Gastão Salsinha para se entregar e acabar com a "aventura".

No aeroporto de Díli, Ramos-Horta era aguardado, entre fortes medidas de segurança, pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e pelo antigo chefe do governo Mari Alkatiri. Populares saudaram o seu regresso com aplausos e danças tradicionais. "Salsinha tem de se entregar. Disse que esperava pelo meu regresso para se entregar. Prefiro que procure a Igreja. Depois tem de ir ao procurador-geral da República ou ao tribunal e enfrentar a Justiça", declarou o presidente timorense, dirigindo-se ao líder dos fugitivos ligados ao atentado de 11 de Fevereiro.

"A sobrevivência ao atentado só pode ser explicada pela teologia. É algo que só os bispos e Sua Santidade [o Papa] ou os teólogos podem explicar", afirmou quando questionado sobre a leitura que faz ao facto de ter sobrevivido. Ramos-Horta declarou ainda que a realização de eleições antecipadas"pode ter vantagens para todas as partes".

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia!Feliz por Horta ter regressado de saúde para poder continuar a trabalhar para o bem do povo e para isso damos graças a Deus. Diz ele que a sua "sobrevivência só pode ser explicada pela teologia".
Lembremos que ele foi baleado no dia 11, é o dia que a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Lurdes e comemora o dia dedicado aos doentes. Ele teve alta do Hospital no dia 19 de Março, dia dedicado a São José, Padroeiro da Igreja. Destas duas figuras importantes da Família de Nazaré um é protagonista da sobrevivência do Presidente. É a pessoa de um deles que se atribui o milagre. Olhemos de novo para este triste acontecimento como sinal de amor de Deus para com o seu povo, tirando provas que Deus nunca abandona o seu povo, desde o princípio da história da independência até agora.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.