domingo, abril 20, 2008

Timor: 3 suspeitos ataques contra Horta e Xanana detidos

A polícia da Indonésia prendeu três suspeitos dos ataques ao Presidente e ao primeiro-ministro Timorenses em Fevereiro, anunciou o chefe de Estado indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono.

A notícia, divulgada pela australiana ABC News, dá conta da prisão dos três suspeitos, ex-militares nas Forças de Defesa de Timor-Leste, mas não avança detalhes em relação à sua identidade nem ao local onde foram detidos.

O governo indonésio pediu ao Presidente timorense, entretanto, provas sobre o alegado envolvimento de cidadãos indonésios no ataque de que foi alvo na sua resiência em 11 de Fevereiro e que o deixou ferido com gravidade.

Ramos-Horta disse à Agência Lusa na quarta-feira que «elementos ligados aos Kopassus indonésios», as forças especiais com uma longa história durante a ocupação de Timor-Leste, estiveram ligados ao 11 de Fevereiro.

«São gente vingativa e a linha dura de alguns militares não aceita a independência», explicou José Ramos-Horta sobre essa suspeita.

«Nós precisamos que a acusação esteja suportada pela substância», respondeu hoje o ministro de Negócios Estrangeiros do Governo de Jacarta, Hassan Wirajuda, em declarações à agência indonésia ANTARA.

Wirayuda considera que se o governo de Timor-Leste conseguir fornecer as provas, não só o ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia poderá investigar o assunto, mas também outras instituições do Governo Indonésio.

Diário Digital / Lusa
18-04-2008 15:05:00

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.