quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Viva o General Matan Ruak!

Malai Muti deixou um novo comentário na sua mensagem "Conferencia de Imprensa do Brigadeiro General Taur...":

O Sr Brigadeiro General Taur Matan Ruak é uma pessoa integra, de elevada craveira moral, um lider nato, para mim o homem com mais sentido de Estado em todo o TIMOR, um grande pilar da jovem Democracia Timorense.

Pessoa muito sábia, pois soube dar um passo atrás para poder dar agora dois à frente. Quando foi a crise em 2006, os australianos bem que o provocaram, mas ele sobre manter o comando sobre os seus homens, mantendo-os unidos e perto de si, fazendo-lhes ver o que se passava realmente à sua volta.

O "golpe" de 2006 passou grandemente pela tentativa de destabilização das FDTL, primeiramente com a falsa questão dos lorosae/loromunu, peticionários... enfim, e outros incidentes planeados para destabilizar.

Conhece Timor e o seu povo como ninguêm. A ele, não enganam!! Podem pensar que sim, aliás, acredito até que muitas das vezes ele pode deixar que os outros assim o pensem, mas apenas com o intuito de o subestimarem. Pois é... quando subestimamos os adversários... é meio caminho para que eles nos vença e é isso, que um dia, se necessário, virá a acontecer!

O General é um homem que vive muito bem na democracia, sabe e compreende as regras da democracia e aceita o regime democrático/ parlamentar em vigor em Timor! Respeita os seus orgãos e sempre colaborou da forma mais correcta com os outros orgãos do Estado, sejam os seus orgãos políticos ou judiciais. Vou mais longe, é a unica pessoa que respeita as leis em vigor em Timor, maxime a sua constituição, ao contrário de outros...

Isto do Major Reinado, para mim, foi conversa dos australianos e ele, fraco de espirito ou não, foi na cantiga deles... devia pensar que com o Golpe em 2006 ia ser o Timorense escolhido para Chefiar as FDTL.. ou qualquer coisa como Ausaid/FDTL, pois a ideia era acabar com a FDTL, ponto!!

O General sabe bem o que se passa em Timor, seja Austrália, EUA ou outros... mas como guerreiro da resistência, caçador, sabe o momento em que deve avançar ou recuar! Até aqui tem estado discreto, talvez agora em diante, comece a "falar"!!

Tive o previlégio de falar com ele uma ou outra vez e digo-vos, é uma pessoa fascinante. Sábio e muito inteligente, culto e ao mesmo tempo com uma simplicidade que não se encontra!
Os meus parabêns e votos de uma vida longa!!!

Malai Muti

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente: Taur Matan Ruak é um homem íntegro e perspicaz! Aliás, o nome de guerra (guerrilha) assenta-lhe que nem uma luva. Os políticos devem dar-lhe o devido valor.Pode ser que assim que resolvam muitas lacunas...

domdaibere disse...

voces duas e saos iguais, nao tem cabeca e so sabe falar sem pencar e tenta para cantar muito sem os olhos ver....

Um homen integro ? sim parece, incluindo discriminar os outros e responder a problema da peticionarios com espirito de cobardisimo e a mentalidade de um buro....

hahahaaa ....desculpa pelo meu mal gramatica e da lingua portuguesa...mais o senhor poso cumpriender o que que estou tentar diser nao e ?

Anónimo disse...

Caro amigo. O problema dos peticionários e da sua alegada descriminação, é uma falsa questão. Sabia que se verificou em concreto que os que alegavam ser descriminados eram na prática os que tinham sido mais benefeciados em termos de progressão na carreira militar??

Quanto ao modo como lidou com a questão, apenas posso dizer que em termos militares, os peticionários são desertores! Ele deu-lhes hipotese de voltar, mas tinham que se sujeitar a sanções. O exercito de Timor, já não é guerrilha, é tropa regular. A unidade e respeito do comando militar é um dos seus pilares essenciais!!

Malai Muti

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.