quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Portugal concorda com inquérito internacional e está disposto a participar - MNE Luís Amado

Lisboa, 13 Fev (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, apoiou hoje a criação de uma comissão de inquérito internacional para investigar os atentados em Timor-Leste e afirmou a disponibilidade de Portugal participar nessa investigação.

"A ideia de uma comissão de inquérito internacional parece-me muito importante, fundamental, pois o que se passou em Díli, do ponto de vista dos interesses de um pequeno Estado em formação, tem de ser avaliado até às últimas consequências e devidamente investigado", disse Luís Amado.

O chefe da diplomacia portuguesa falava aos jornalistas na Assembleia da República no final de uma audição na Comissão de Negócios Estrangeiros, centrada na questão do Kosovo.
O presidente interino de Timor-Leste, Fernando "La Sama" de Araújo, anunciou hoje que vai ordenar a constituição de uma comissão internacional para investigar os atentados de segunda-feira, em Díli, contra o chefe de Estado e o primeiro-ministro timorenses.

"Falei em Lisboa com o comandante-geral da GNR, força que possui uma unidade de investigação para estes casos, a quem pedi apoio", disse Fernando "La Sama" de Araújo à Agência Lusa no avião que o transportou de Bali para Díli.

Luís Amado disse não ter conhecimento da formalização de um pedido nesse sentido a Portugal, mas salientou que quando isso acontecer, o governo português o "apreciará e avaliará" à luz do princípio de apoio ao Estado timorense.

"Estamos sempre abertos à participação de qualquer sector ou instituição portuguesa para apoiar as instituições timorenses no esforço que fazem para dar estabilidade e viabilidade ao seu país", acrescentou.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse hoje que Portugal está disposto a enviar uma unidade de investigação criminal da GNR para Timor-Leste, mas referiu que já tinha debatido essa questão com as autoridades timorenses durante a visita que efectuou a Díli em Janeiro, ou seja, antes dos atentados de segunda-feira contra José Ramos-Horta e Xanana Gusmão.

José Ramos-Horta foi ferido a tiro segunda-feira na sua residência, nos arredores de Díli, num ataque em que morreu o major Alfredo Reinado, e menos de uma hora depois, Xanana Gusmão escapou ileso a uma emboscada, quando se dirigia da sua residência para a capital timorense.

Na sequência da dupla tentativa de assassínio dos chefes de Estado e do Governo, o parlamento timorense decretou na segunda-feira o estado de sítio, em todo o país, durante dois dias, que hoje foi prolongado por mais 10 dias, até 23 de Fevereiro.MDR/CMP-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.