segunda-feira, janeiro 28, 2008

O tirano morreu

Blog InBetween
Domingo, Janeiro 27, 2008

Suharto, ex-ditador Indonésio, morreu, finalmente. Falta-me a hipocrisia para sugerir que possa sentir qualquer sensação de pena. Menos um tirano genocida no mundo, ainda bem para nós! Haja uma celebração!

O dito senhor tem um currículo que poucos podem acusar de não ser único:

- Golpe de estado disfarçado onde “milagrosamente” ele sobreviveu e os revoltosos e mais 6 generais que competiam ao mesmo cargo todos morreram.

- Uma purga de comunistas reais e imaginários resultou em 600.000 mortes e um clima de medo do povo e da classe política que levou à sua promoção a chefe das forças armadas.
- Depôs o presidente Sukarmo mantendo-o sobre prisão domiciliária durante anos a fio até à sua morte.

- Conseguiu assegurar 2 mil milhões de dólares em investimentos americanos na industria do petróleo.

- Migrações forçadas de 1,5 milhões de indonésios para cobrir as necessidades políticas e económicas do estado e do investidores estrangeiros.

- Invasão com bênção americana da colónia portuguesa de Timor Leste.

- Repressão brutal de toda e qualquer opinião política real.

- Supressão de qualquer investigação real sobre a sua fortuna pessoal sobre a ameaça de revelar o envolvimento de personagens políticas nacionais e estrangeiras que tinham igualmente lucrado.
- Morrer em paz e sossego apesar de ter tido uma carreira de sangue, morte, violações, torturas, perseguições e corrupção.

Não se sentem todos aliviados pelos paladinos do “Ocidente” escolherem este tipo de aliados?

posted by Pedro Fontela

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.