segunda-feira, janeiro 28, 2008

Morreu antigo Presidente Suharto

RADIO RENASCENÇA
27-01-2008 9:17

Depois de três semanas internado num hospital, o antigo Presidente indonésio entrou em coma esta madrugada e não resistiu. Suharto morreu hoje aos 86 anos. (VEJA A FOTOGALERIA).

Derrubado em 1998 por revoltas estudantis, durante 32 anos Haji Muhammad Suharto liderou a Indonésia com mão de ferro. A sua ditadura foi acusada de violar os direitos humanos, incluindo em Timor-Leste, que esteve sob ocupação indonésia entre 1975 e 1999.

Isso mesmo é o que recorda Mari Alkatiri, fundador e secretário-geral da FRETILIN, a Frente Revolucionária para a Independência de Timor Leste.

Já Mário Carrascalão, Governador da Indonésia em Timor durante a ocupação, destaca as boas intenções de Suharto para com os timorenses.

Ana Gomes, a primeira embaixadora de Portugal na Indonésia, lembra o papel negativo que Suharto teve para Timor. Foi sob o seu poder que o território foi invadido e anexado e o antigo Presidente indonésio foi sempre um travão a qualquer solução negociada para o país.

Suharto e sua família foram também acusados de corrupção.

ML

Som:

Declarações de Mari Alkatiri
Fundador e secretário-geral da FRETILIN


Declarações de Mário Carrascalão
Governador da Indonésia em Timor durante a ocupação em Timor

Declarações de Ana Gomes
Primeira embaixadora de Portugal na Indonésia

Fotogaleria
Fotografias do ex-Presidente indonésio que faleceu hoje aos 86 anos de idade

NOTA DE RODAPÉ:

"Mário Carrascalão, ... destaca as boas intenções de Suharto para com os timorenses."

Vergonhoso.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.