segunda-feira, janeiro 28, 2008

Indonésia decreta 7 dias de luto após morte de ex-ditador Suharto

EuroNews
27/01 19:07 CET

O presidente indonésio prestou hoje uma última homenagem ao antigo ditador Suharto, falecido esta manhã em Jacarta aos 86 anos de idade.

O homem que durante 32 anos governou o país com mão de ferro, entrara em coma durante a madrugada na sequência de várias complicações simultâneas, três semanas após ter sido hospitalizado de urgência.

As autoridades decretaram 7 dias de luto nacional, tendo marcado as cerimónias fúnebres para esta segunda-feira. Na memória dos indonésios fica um regime marcado pela repressão sanguinária contra todos os opositores e movimentos independentistas, como em Timor-Leste.

O responsável de uma associação de vítimas, afirma que, "a Indonésia tem ainda por resolver a questão dos abusos dos direitos humanos do passado... Em nome dos milhares de pessoas que perderam familiares e querem que seja feita justiça".

Nove anos após a queda do seu regime, entre as condolências há quem lamente a morte do ditador... sem que este tenha comparecido frente à justiça.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.