segunda-feira, janeiro 28, 2008

O INFERNO É PARA QUEM O MERECE

Blog TIMOR LOROSAE NAÇÃO
Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008
António Veríssimo

A ÚLTIMA PROSA SOBRE O FILHO DA MÃE

Já conheço há tantos anos Gonçalo Tilman Gusmão que acredito beatamente – quase tão beatamente quanto Beato Zé Ramos – que Suharto esfolou mesmo as mãos e provavelmente os pés e a cabeça a bater à porta do inferno.

O Gonçalo não é dos que inventa coisas. Aliás, as informações que obteve directamente do Inferno vieram de fontes fidedignas, como poderão confirmar – Kissinger e Ford.

Como na prosa mais em baixo o Gonçalo diz, Suharto sofreu que nem um cão danado por ver que não ia ter entrada no Inferno. Para o Diabo os seus feitos, terríveis para nós, são irrelevantes, considerando a alta fasquia daquele grande Diabo.

Claro que se não entrasse no Inferno estava tramado, ia ficar nos limbos, alma penada, sem eira nem beira. Sim, porque certamente que ninguém acredita que o S. Pedro lhe abriria as portas do Céu, só se fosse para lhe dar uma surra e fechar-lhe a porta nas trombas.

Enfim, entrou, por favor, no Inferno e lá ficará a consumir-se nas chamas alimentadas por tanta mortandade, carnificina e terror que espalhou por todo o sudeste asiático.

Não lhe desejo mal. Somente que sofra uma vez por dia por cada vítima do seu consulado de sangue e cadáveres. São só uns milhões.

Está muito bem onde está. O Inferno para quem o merece.

Documentação sobre a sua biografia até aqui no TLN foi apresentada em exagero e isso é aquilo que mais encontramos online, nas televisões, jornais e rádios. É um fartote.

Se bem repararem o seu percurso foi igual ao de qualquer ditador. Começam do nada e em pantufas, modestos, cumpridores, com declarações assertivas e em prol dos desprotegidos e depois…

Tomem lá que eu sou o terror. Eu sou o vosso senhor. Eu sou quem sei. Os outros são uns malandros e comunistas. A democracia é aquilo que eu defendo. Só quero a paz e o bem do povo. A comunicação social tem de ser responsável… etc.

Isto faz-me lembrar alguém da actualidade. Deve ser defeito dos livros e da escola em que aprendem as retóricas.

Mas quem é que isto me faz lembrar… Estou mesmo esclerótico.

Sim, pois, mas eles são todos iguais e começam devagarinho até fazerem como os Suhartos. O mal é segurarem-se ao Poder sem olhar a meios.

Mas quem é que isto me faz lembrar…

Espero que esta seja a última prosa sobre este filho da mãe!

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.