segunda-feira, janeiro 28, 2008

Morreu o responsável político pelo massacre de Santa Cruz

Diário XXI
Suharto definido com um ditador com um lado bom e outro mau
Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2008

O antigo ditador indonésio Suharto morreu ontem, aos 86 anos, num hospital de Jacarta, depois de várias complicações no seu estado de saúde

Conhecido como o «pai do desenvolvimento» da Indonésia, mas também como o dirigente mais corrupto do Mundo, o antigo ditador da Indonésia, Suharto, morreu ontem, aos 86 anos, depois de várias complicações no seu estado de saúde.

Responsável pela eliminação de 800 mil opositores durante o tempo em que liderou com mão de ferro o maior estado muçulmano do Mundo (de 1967 a 1998), Suharto, cuja fortuna pessoal da família está estimada entre os 10 e os 20 milhões de euros, foi ainda o homem que ordenou a invasão de Timor-Leste e o responsável principal pela opressão e repressão vivida em Díli durante cerca de 30 anos, sendo o ponto máximo da violência indonésia o «massacre de Santa Cruz», ocorrido, em 1991, num cemitério de Díli e que viria mesmo a ditar uma série de reacções da comunidade internacional a «condenar» as sucessivas violações dos direitos humanos na Indonésia de Suharto.

“Suharto teve um lado bom e um lado mau”, defendeu Xanana Gusmão, minutos depois de conhecida a morte do ex-ditador. O actual primeiro-ministro timorense elogiou a capacidade de Suharto em “promover o desenvolvimento do quinto país mais populoso do mundo”, mas, não escondeu que a sua face mais negra acabou por ditar a imagem que as pessoas têm dele: “Teve os seus lados fracos, sobretudo a violação dos direitos humanos, a ditadura e a corrupção.

Recordo-o como um agente histórico, um actor da História do Sudeste Asiático”. José Ramos-Horta, presidente da república de Timor-Leste, lembrou que a questão timorense “contribuiu para a queda de Suharto”. O Nobel da Paz defendeu, no entanto, que a queda do regime indonésio se deveu “à corrupção e má gestão do país” feita por Suharto, mas reconheceu que “resta pouco da herança” do ex-ditador.

Francisco Lopes da Cruz, embaixador da Indonésia em Portugal, reagiu à notícia com a ideia de que Suharto “foi um dirigente que deu um contributo muito grande à nação indonésia”. “Creio que Suharto ficará na história, embora a imprensa mundial lhe chame ditador, mas confesso que dele guardo as melhores memórias”, disse Lopes da Cruz, lembrando que os ditadores “resistem até ao último momento” e Suharto resignou assim que percebeu que a sua manutenção no cargo “podia gerar uma guerra civil”. Já Mário Viegas Carrascalão, ex-governador de Timor-Leste sob a ocupação indonésia, recordou Suharto como “um militar forte e um homem de família fraco”.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.