quarta-feira, março 19, 2008

Recolher obrigatório reduzido a partir de quinta-feira e até domingo de Páscoa

Lisboa, 19 Mar (Lusa) - O recolher obrigatório em Timor-Leste vai ser reduzido a partir de quinta-feira e até domingo, passando a vigorar entre as 01:00 e as 05:00, para permitir que os timorenses celebrem a Páscoa, disse hoje fonte do Parlamento de Díli.

Esta foi uma medida tomada pelo Presidente da República interino, Fernando "Lasama" de Araújo , que "por iniciativa própria pode reduzir o estado de sítio sem aprovação do Parlamento", explicou a mesma fonte.

Actualmente, o estado de sítio em vigor determina que a população tenha um recolher obrigatório entre as 22:00 e as 06:00.

O estado de sítio foi decretado após os ataques, a 11 de Fevereiro, contra o Presidente da Republica, José Ramos-Horta, e contra o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Entretanto, na sexta-feira de manhã vai ser debatido no Parlamento a proposta do Governo para o novo estado de excepção que vai vigorar em Timor-Leste a partir de segunda-feira, dia em que termina o actual.

Segundo a mesma fonte, o Parlamento deverá aprovar o estado de sítio ou de emergência, dependendo do distrito.

"Na prática, o estado de sítio é mais gravoso e é aplicado quando a ordem constitucional pode estar em causa. Prevê que as Forças Armadas possam agir interinamente e tomar conta da operação, hierarquizando-se à polícia", disse.

No entanto, a fonte sublinhou que em Timor-Leste isso nunca aconteceu, porque a "operação militar que foi desenhada para fazer caça ao grupo armado (responsável pelos ataques contra Ramos-Horta e Xanana Gusmão) sempre teve um comando conjunto entre o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas e o comandante da Polícia".

"O estado de emergência destina-se mais a restabelecer a ordem pública, estando prevista a utilização das Forças Armadas em coordenação com a polícia", indicou a fonte parlamentar.

A mesma fonte disse ainda que o estado de excepção vai ser retirado à ilha de Atauro e ao enclave de Oecusse.


MCL.
Lusa/fim

1 comentário:

Anónimo disse...

De estado de sítio para estado de emergência, de estado de emergência para estado falhado!!
Volte rapidamente Ramos Horta fazes falta a este conjunto de governantes.Com Gusmão e Lasama,já nem sei explicar,pobre timor,como o falecido reinaldo disse"alguem tem que levantar para salvar este país"
Volte Ramos Horta!
Diga verdade ao povo!
povo maubere está contigo!
estas no coração do povo maubere!
podes contar com a fretilin,FDLT,PNTL e Juventude maubere!

Adeus

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.