quarta-feira, março 19, 2008

Recolher obrigatório aligeirado na Páscoa, governo propõe alteração para estado de emergência

Díli, 18 Mar (Lusa) - O recolher obrigatório em vigor em Timor-Leste, país esmagadoramente católico, vai ser aligeirado durante a Páscoa, anunciou hoje em Díli, em conferência de imprensa, o Presidente da República interino, Fernando de Araújo "Lasama".

"O estado de sítio não deverá tornar-se um obstáculo à celebração da Páscoa pela população", disse o chefe de Estado interino aos jornalistas.

Entretanto, em comunicado de imprensa hoje divulgado, o governo timorense anunciou que vai propor ao Presidente de República interino a prorrogação do estado de excepção, passando de estado de sítio a estado de emergência, por um período de 30 dias.

A proposta do executivo de Xanana Gusmão prevê que a restrição do direito de livre circulação inclua o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00.

Fernando Araújo "Lasama", presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, substitui temporariamente José Ramos-Horta na chefia do Estado devido à incapacidade deste no exercício do cargo.

No passado dia 11 de Fevereiro, José Ramos-Horta foi gravemente ferido a tiro durante um ataque à sua residência, e o primeiro-ministro Xanana Gusmão escapou ileso a uma emboscada, noutro local.

O estado de sítio foi decretado inicialmente por 48 horas, mas depois foi prolongado por dez dias, até 23 de Fevereiro.

Posteriormente foi estendido por um mês, até ao próximo dia 22, com o recolher obrigatório a passar a vigorar entre as 22:00 e as 06:00.

Na conferência de imprensa de hoje, Fernando Araújo "Lasama", anunciou que o recolher obrigatório passaria a vigorar entre as 01:00 e as 06:00, durante o período da celebração pascal, entre os dias 20 e 23 deste mês.

EL.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.