quarta-feira, março 19, 2008

Ramos-Horta quer regressar a Díli já em Abril

18.03.2008 - 14h22 PÚBLICO

O presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, que sai do hospital para uma residência particular em Darwin, amanhã, quarta-feira, deseja regressar à sua residência, em Díli, o mais depressa possível, de preferência já na segunda semana de Abril, apurou o PÚBLICO.

Ramos-Horta ficará alguns dias a descansar naquela cidade do norte da Austrália (a cerca de 500 quilómetros de Timor-Leste).

Contactado telefonicamente pela Lusa, Rui Araújo, o médico timorense que o acompanha em Darwin, também admitiu o regresso do chefe de Estado a Díli "talvez dentro de duas a três semanas", salientando, no entanto, que tudo depende da sua “decisão política".

Hoje de manhã, em declarações à Rádio Renascença, o mesmo médico contara que o resultado da última operação havia sido reavaliado pelo cirurgião e que este considerara não haver razões para o presidente continuar internado, pelo que a recuperação iria prosseguir, “mas já fora do hospital".

O médico e antigo ministro timorense da Saúde elogiou, à Lusa, a assistência médica proporcionada a Horta, “a começar pela assistência que lhe foi prestada pela equipa do INEM e da GNR e pelo hospital militar australiano em Díli, bem como a assistência que teve em Darwin".

Horta, a quem o presidente do parlamento, Fernando de Araújo “Lasama”, substitui interinamente nas funções presidenciais, foi atingido a tiro durante um assalto, de contornos ainda por definir, à sua residência, em 11 de Fevereiro passado, tendo sido submetido a uma série de intervenções cirúrgicas desde então.

Estado de emergência durante um mês

Paralelamente, o Governo timorense resolveu, em reunião extraordinária do conselho de ministros realizada hoje, propor ao Presidente da República interino a prorrogação do estado de excepção, passando a estado de emergência, por um período de trinta dias.

A proposta do Governo vai no sentido de que o estado de emergência vigore em todo o território nacional a partir das 00h00 do próximo dia 23 de Março e termine às 24h00 do dia 22 de Abril.

O estado de emergência impõe, entre outras coisas, restrições ao direito de livre circulação e obrigatoriedade de um recolher obrigatório, entre as 23h00 e as 05h00.

Recorde-se que a declaração do estado de excepção foi decretada na sequência dos atentados contra a vida do Presidente e do primeiro-ministro, no dia 11 de Fevereiro.

Entretanto continua em fuga um grupo de homens fortemente armados com equipamento de guerra, aparentemente chefiados pelo ex porta-voz dos rebeldes, Gastão Salsinha, suspeito de participação nos atentados.

A captura e apresentação à Justiça deste grupo armado continua a ser um imperativo para as autoridades timorenses.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.