quarta-feira, março 19, 2008

Emergência em Timor-Leste vai prolongar-se até 22 de Abril

Público, 19.03.2008

O Governo timorense resolveu ontem, em reunião extraordinária, propor ao Presidente interino, Fernando Lasama de Araújo, a prorrogação do estado de excepção por 30 dias, passando a chamar-lhe estado de emergência e mantendo-o em vigor até às 24h00 de 22 de Abril, com recolher obrigatório das 23h00 às cinco da manhã.

O Conselho de Ministros entendeu que só com restrição do direito de livre circulação e do direito à inviolabilidade do domicílio é que será possível esclarecer muitas das incógnitas que ainda existem quanto aos incidentes de 11 de Fevereiro, nos quais o Presidente José Ramos-Horta ficou gravemente ferido a tiro.

Segundo o Executivo, as ameaças à estabilidade de Timor-Leste não se dissiparam ainda. Continua em fuga um grupo de homens fortemente armados, aparentemente chefiados pelo antigo porta-voz dos militares que foram saneados, o ex-tenente Gastão Salsinha.

Ramos-Horta passa hoje do Hospital Particular de Darwin para um apartamento da mesma cidade australiana, devendo regressar a Díli "de preferência na segunda semana de Abril".

Isto enquanto a imprensa da Austrália diz que 30.000 dólares (19.000 euros) teriam sido encontrados nas roupas do major rebelde Alfredo Reinado, que a 11 de Fevereiro foi morto à porta do Presidente da República, ainda antes dos tiros disparados contra este. Aquela quantia seria em notas de 100 dólares, segundo uma fonte governamental timorense citada pelo jornal The Australian; esse pormenor reatou as especulações de que Reinado teria poderosos protectores, e que não agiu a título individual.

Já o advogado do major, Benny Benevides, suspeita de que alguém lhe teria colocado o dinheiro nos bolsos depois de ele haver sido abatido na residência de Ramos-Horta, no Boulevard John F. Kennedy. E a última pessoa a haver estado com ele, na noite anterior, a sua amiga Angelita Pires, de dupla nacionalidade timorense e australiana, negou ter-lhe dado dinheiro. Apenas lhe teria oferecido um telemóvel, porque se estava a aproximar o Dia dos Namorados.

Enquanto isto, o representante especial da ONU em Díli, Atul Khare, agradeceu publicamente à Comissão Europeia o apoio dado ao manter em Timor-Leste, nestes últimos 11 meses, a fim de o aconselhar, Sónia Neto, uma conselheira da presidência de Durão Barroso. De 2001 a 2006, ela fora chefe de gabinete de Ramos-Horta, quando este era ministro dos Negócios Estrangeiros.
Ramos-Horta deseja regressar a Díli "o mais depressa possível, de preferência na segunda semana de Abril"

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.