quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Relatório da ONU abre hipótese de Reinado ter sido morto depois de ferimentos de Ramos-Horta

Díli, 20 Fev (Lusa) - O primeiro relatório dos investigadores das Nações Unidas aos acontecimentos de 11 de Fevereiro em Díli, a que a agência Lusa teve acesso, deixa em aberto a hipótese de Alfredo Reinado ter sido morto depois de José Ramos-Horta ter sido atingido a tiro.

O relatório, datado de 12 de Fevereiro, é confidencial e explica detalhadamente os acontecimento do dia do ataque, ressaltando por isso que o Presidente timorense terá sido ferido antes de Alfredo Reinado e de um elemento do grupo de atacantes, Leopoldino Exposto, terem sido abatidos.

Realizado pelo Departamento de Investigações Nacionais (NID), o relatório sustenta que tudo terá começado com a chegada do grupo de Alfredo Reinado à casa de Ramos-Horta, em dois veículos, cerca das 06:05 de 11 de Fevereiro.

Um guarda das F-FDTL (Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste) foi imobilizado pelo grupo que parcialmente entrou na casa, não tendo encontrado José Ramos-Horta.

O Presidente regressava a casa depois de uma caminhada matinal junto à praia com dois guardas das F-FDTL.

"No caminho, ouviram tiros e um civil (provavelmente australiano) disse-lhes que o Exército Australiano estava em exercícios na vizinhança", estabeleceu a investigação do NID.

"A cerca de 50 metros da residência, (o Presidente e os seus guardas) viram três atacantes de máscara na estrada. Um dos guarda-costas (que estava vestido à civil e sem armas) disse ao Presidente para se deitar no chão. Um dos atacantes deu dois tiros na direcção do Presidente, que o atingiram no lado direito do peito", diz a investigação do NID.

"O segundo guarda-costas (que estava vestido à civil mas armado com uma pistola de calibre 45) fez alguns disparos contra os atacantes mas eles fugiram a pé pelas colinas".

"Ao mesmo tempo, mais três atacantes que estavam de guarda ao soldado das F-FDTL no portão principal começaram a correr para as montanhas. Levaram a arma do soldado (uma M16)", segundo os testemunhos recolhidos pelo NID.

"Entretanto, dentro do recinto, Alfredo Reinado tentava encontrar o Presidente e estava próximo de uma das tendas. Naquela altura, onze elementos das F-FDTL estavam nos seus alojamentos" e terá sido um deles que, avisado por um jovem, que abateu Alfredo Reinado e Leopoldino Mendonça Exposto.

Na apresentação da sequência dos acontecimentos, o primeiro relatório do NID deixa em aberto a possibilidade de o major Alfredo Reinado ter sido abatido depois de Ramos-Horta ter sido ferido.

JCS/PRM.
Lusa/fim


NOTA DE RODAPÉ:

Os investigadores enganaram-se na sequência ou está mal escrito? Ou era mesmo isso que queriam escrever?...

2 comentários:

Anónimo disse...

onde outro relatório contra o sr.primeiro ministro ?

Anónimo disse...

É Lógico! o PR.Ramos Horta foi abatido primeiro depois que o Reinado. Porque normalmente os soldados fogem depois dos seus Comandantes de ter morto! então o PR.RH estava em segurança.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.