quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Exército do Timor suspende busca aos rebeldes que atiraram contra Ramos Horta

Agência EFE
20/02/2008 - 11:05:37

O chefe das Forças Armadas do Timor-Leste, o general-de-brigada Taur Matan Ruak, disse hoje que foram encerradas as buscas aos rebeldes que atiraram contra o presidente do país, José Ramos Horta, e do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, em 11 de fevereiro em Díli.

"Cancelamos as operações", disse o militar aos jornalistas na capital do país, em relação aos 30 suspeitos de participarem dos ataques frustrados.

A Polícia da ONU (UNPol) e a Força Internacional de Segurança - contingente formado por tropas de Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal - continuam a perseguição pelos 15 mil quilômetros quadrados do território do Timor, que conquistou a independência em 2002.

Matan Ruak criticou as forças de segurança estrangeiras por não terem sido capazes de impedir as tentativas de assassinato feitas pelo comandante rebelde Alfredo Reinado e seus homens.

Reinado liderou o grupo que atirou contra Ramos Horta perto da casa do presidente em Díli e o feriu gravemente, mas morreu na ação, juntamente com um rebelde e um segurança.

O Nobel da Paz Ramos Horta, de 58 anos, que foi atingido por dois tiros nas costas e outro no estômago, se recupera hoje de uma quinta cirurgia feita na terça-feira no Hospital Real de Darwin, no norte da Austrália.

Gusmão saiu ileso da emboscada sofrida quando ele ia de carro para o trabalho.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.