terça-feira, setembro 05, 2006

Reinado e os seus homens continuam a agir impunemente

A Semana Online
04-09-06

Os dois fugitivos da cadeia de Becora, em Díli, que na sexta-feira se tinham apresentado às autoridades policiais no distrito de Aileu voltaram a fugir, revelou à Lusa o tenente Paulo Cabrita, da GNR: "A certa altura disseram que iam a casa, a cerca de 10 quilómetros; e quando as forças da Malásia lá chegaram (para os escoltar de regresso a Díli) os familiares contaram-lhes que já tinham escapado".

Entretanto, o principal dos 57 reclusos em fuga desde quarta-feira, o major Alfredo Reinado, teve como que o seu tempo de antena na rádio e na televisão timorenses, afirmando que se actualmente há crise em Timor-Leste é porque "o Governo não tem capacidade para dirigir e não segue uma boa polícia".

O Executivo não reagiu de imediato a este insólito facto de um homem que está a ser procurado por soldados e polícias de vários países ter tido a oportunidade de haver sido escutado nos meios estatais de comunicação social.

Por outro lado, o comissário português Antero Lopes, ao serviço das Nações Unidas, declarou à AFP crer que poderá vir a conferenciar com Reinado, um oficial de formação australiana, de modo a conseguir eventualmente a sua rendição: "Não é necessário capturá-lo. Creio que ele aparecerá e estabelecerá o diálogo".

O ministro timorense da Justiça, Domingos Sarmento, havia criticado o contingente neozelandês destacado no país por não haver garantido a segurança no exterior da cadeia de Becora. Mas a verdade é que já na segunda-feira a primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, anunciara que um pelotão dos seus homens ia ser retirado de Timor-Leste por se haver entendido que "a situação de segurança estava a melhorar".

De acordo com os oficiais da GNR destacados em Díli, o que se verifica porém desde há mais de uma quinzena são actos quase diários de violência. E ainda ontem de madrugada uma casa foi queimada junto ao hospital da cidade e três viaturas de missões internacionais apedrejadas nas imediações do porto.

Colocado perante as críticas que o primeiro-ministro José Ramos-Horta já fez a australianos e neozelandeses por estarem a ser tão pouco efectivos, o ministro australiano dos Negócios Estrangeiros, Alexander Downer, que hoje é aguardado no país, para conversações, a efectuar amanhã, declarou sexta-feira ser ainda cedo para se começarem a lançar culpas sobre quem quer que seja quanto à grande fuga da semana passada.

"Vamos ouvir as conclusões da investigação, antes de chegarmos a conclusões apressadas sobre quem é que é responsável e como é que tudo aconteceu", disse Downer, citado pela ABC Online.

Jorge Heitor

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.