terça-feira, setembro 05, 2006

Dos leitores

A Fretilin mostrou e demonstrou a sua capacidade de adaptação ao londo de 24 anos de luta contra os ocupantes e pela independência de Timor! Sofreu transformações ao longo destes anos todos sempre com o objectivo de juntar TODOS com o unico objectivo: a independência. Criou órgãos abrangentes: a primeira tentativa foi a criacao do CRRN, transformou posteriormente em CNRM e finalmente em CNRT em 1998. A Fretilin aparecia as vezes com forca, outras vezes “desaparecia” ou 'escondia-se' para dar lugar a órgãos colegiais e colectivas de grande abrangencia, mas sempre presente em todas as ocasioes.

Quando o ocupante perguntava se alguém via a Fretilin, a própria Fretilin respondia que não via a Fretilin. A esta nova realidade que se criou, a Fretilin saberá adaptar-se e ainda vai mais uma vez surpreender os seus detractores. Tenham paciência, só faltam sete meses para as eleições e depois verão os resultados.
Por favor já nos dividiram o suficiente, não nos dividam mais!

Já basta os autonomistas e os independentistas, os lorosae e loromonu, kaladis e firakus, mesticos, arabis e indianos, os de fora e os de dentro, os de Dili e os da montanha, os doutores e os não-doutores, e agora aparece a Fretilin-Maputo e a Fretilin-CNRT!!!
Pensem nas nossas crianças e jovens que deixaram de ir as escolas, nos nossos avos, nos velhos, nos fracos e aleijados, nos pobres que se tornaram ainda mais pobres. Pensem nas nossas mães, MAES Timorenses que tanto sofreram durante a ocupação que, a custo, criaram os filhos que hoje são manipulados por gente ambiciosa de poder que não olha a meios para atingir seus fins.

Hoje estamos a atravessar dos mais momentos mais negros da nossa História recente. Estamos a sofrer mais uma vez! Mas não queremos, não precisamos que sintam pena de nos! Exigimos sim, RESPEITO! Não nos dividam mais!!
.

11 comentários:

Anónimo disse...

Estou quase a chorar com os sentimentalismos e a filosofia do malae Azul. Este lobo com pele de carneiro!!!.....

Anónimo disse...

Para si ate parece que os cordeiros sao os aussies e a tropa indonesia!

Anónimo disse...

Patetico! (os dois primeiros paragrafos)

Eh interessante como o Malai Azul repete este comentario 3 vezes na pagina principal!

Anónimo disse...

O Malai Azul não só é apoiante da FRETILIN, como até já aprendeu os mesmos métodos. Apaga os comentários que entendem que não servem a causa.
É justamente contra este entendimento do que é a democracia que o povo de Timor se insurgiu.

A luta continua.

Anónimo disse...

Olhe para os yes men de Xanas!

Anónimo disse...

Em 2001... mais 4 mesitos de campanha e lá se ía a "maioria", não era? Vejam lá que de tão antagónicas as coisas poderão ser realmente uma surpresa em 2007... e vamos lá a ver se há eleições.... esta é mázinha não é?

Anónimo disse...

Mas eu sou teimoso

"Sofreu transformações ao longo destes anos todos sempre com o objectivo de juntar TODOS com o unico objectivo: a independência. Criou órgãos abrangentes: a primeira tentativa foi a criacao do CRRN, transformou posteriormente em CNRM e finalmente em CNRT em 1998."

Então foi a FRETILIN que promoveu a despartidarização da luta armada, a qual permitiu a criação do CNRM e posteriormente do CNRT?

Ainda vão ter a lata de dizer que foi uma luminosa ideia do grande líder Alkatiri. Estava ele em Maputo a olhar para as suas galinhas e coelhos, quando teve esta subita inspiração?

E nós que estávamos certos que tinha partido de Xanana e do seus mais próximos?

Mais uma revisão da história, não?

Estes revisas....

Mais um bocado e a história de Timor não começou na lenda do crocodilo, foi no dia do nascimento da FRETILIN. Antes disso não existia nada, era o vácuo.

Anónimo disse...

Somos asiaticos, somos muito pacientes sobretudo com os teimosos e cabecudos!

Anónimo disse...

Precisamente por sermos asiáticos, é que modelos importados geram os problemas a que temos assistido. Desde 1975.
Como esses modelos não pegam por muito tempo, temos vindo, felizmente, a assistir às suas quedas um atrás do outro.
É uma questão de tempo.
Mas a paciência há-de levar-nos a bom porto.

Bere-Key disse...

Quero lembrar ao Malai Azul e ao "Dos Leitores" , que a divisão existe, não fui eu que inventei.

Quando não encaramos os problemas de frente, arriscamo-nos a ter surpresas extremamente desagradáveis, como aquelas pelas quais estamos a passar. Quando queremos resolver problemas de divisão, temos, primeiro, que admitir o que nos separa e o que nos une, e partir do que nos une para solucionarmos este problema. Não é fazendo como avestruz, que enterra a cabeça na areia, quando vem a tempestade.

A divisão FRETILIN-Maputo FRETILIN-CNRT sempre existiu. Chamei de FRETILIN-Maputo como poderia ter chamado de ala Alkatirista ou Marxista ex-Marxista. Chamei de FRETILIN-CNRT como poderia ter chamado de ala de JLGuterres/Ramos-Horta ou social-democrata.

Pela sua conversa de "...não precisamos que sintam pena de nós..." parece querer insinuar que eu não sou timorense. Pois desengane-se. Eu sou timorense, não só de nascença, como também de origem. Tenho tétum por língua materna. Portanto, não admito que ponha em causa a minha timorensidade.

Anónimo disse...

Voce eh timorense e depois? Voce nao sabe divir? O Xanana nao dividiu os timorense em lorosae (de Viqueque a Lospalos) e loromonu (de Manatuto a Oecusse)?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.