quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Timor: Grupo de Reinado disparou contra patrulha australiana

Diário Digital / Lusa
06-02-2008 9:28:00

O major Alfredo Reinado e o seu grupo dispararam hoje «vários tiros» contra uma patrulha australiana no distrito de Ermera, a sudoeste de Díli, anunciou o comandante das Forças de Estabilização Internacionais (ISF) em Timor-Leste.

O incidente não provocou vítimas, disse o brigadeiro James Baker em conferência de imprensa em Díli.

O «encontro casual» da patrulha australiana com «Alfredo Reinado e o seu grupo» aconteceu cerca das 12:50 locais (03:50 em Lisboa), explicou o comandante das ISF.

«Alguns dos homens de Alfredo Reinado estavam armados» e os primeiros dados apontam para «quatro ou cinco com espingardas no grupo».

O incidente ocorreu perto da aldeia de Lauala, Ermera, quando soldados australianos realizavam «uma patrulha de reconhecimento das estradas, na sequência das fortes chuvas que têm caído no país», adiantou o comandante James Baker.

«O reconhecimento por patrulhas das ISF foi amplamente divulgado», afirmou.

«O grupo disparou vários tiros de aviso, numa atitude insensata da parte de Alfredo Reinado e dos seus homens», adiantou o brigadeiro.

A patrulha australiana não respondeu aos tiros e recuou «de imediato» para a vila de Gleno, no mesmo distrito, referiu o comandante das ISF.

«Os soldados das ISF mostraram grande contenção, grande disciplina e grande profissionalismo», considerou o brigadeiro James Baker.

«As ISF, seguindo um pedido do governo timorense, não efectuam neste momento nenhuma operação contra Alfredo Reinado», assegurou também o oficial australiano.

«Alfredo Reinado é um fugitivo do sistema judicial timorense e a acção de hoje pôs em perigo a segurança de tropas das ISF», acrescentou.

Questionado por que razão as ISF não prenderam Alfredo Reinado, alvo de um mandato judicial, o brigadeiro James Baker respondeu, cinco vezes ao todo, que o major fugitivo «é um caso para as autoridades de Timor-Leste» e que «a missão das ISF em Timor-Leste é de assistir o governo».

O major Alfredo Reinado, ex-comandante da Polícia Militar timorense, está fugido à justiça desde Agosto de 2006 e começou a ser julgado em Díli em Dezembro de 2007.

O incidente de Ermera aconteceu na véspera do início do acantonamento, em Díli, dos peticionários das Forças Armadas.

NOTA DE RODAPÉ:

Mais do mesmo. Muda o comandante mas os resultados são os mesmos. Zero.

É uma vergonha o exército fugir quando é atacado e continuar a insistir que a questão judicial é um assunto das autoridades timorenses.

E volta a dizer bem claro que as forças australianas estão em Timor-Leste ao serviço do Governo, leia-se de Xanana Gusmão, e não do Estado timorense...

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.