quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Estão abertas as candidaturas para Escola de Futebol da CPLP

(c) PNN Portuguese News Network

Brasília - Está confirmada a criação da «Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa» em Brasília, com base no Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Esporte do Brasil e a Universidade de Brasília em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

A Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa vai realizar a sua primeira acção concreta com o «Curso de aperfeiçoamento para técnicos de futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa» que contará com a participação de cerca de quarenta treinadores dos diversos países membros da CPLP. Este curso inicia-se a 17 de Março de 2008 e terá o seu término em 15 de Maio também de 2008, avança comunicado da CPLP.

Todas as despesas com hospedagem, alimentação, equipamentos, transporte local e outras relacionadas ao curso serão pagas pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB) – com dotação orçamental já transferida pelo Ministério Brasileiro dos Esportes, sublinha o mesmo comunicado

O do Brasil decidiu ainda custear as passagens aéreas dos participantes na senda de que estas actividades permitem a formação da cidadania, a inclusão social e actuam como um instrumento do desenvolvimento.

A distribuição de vagas para o curso usou como critério o tamanho relativo do Estado-membro e da sua população, de forma a favorecer a posterior disseminação dos conhecimentos adquiridos. Assim, foram determinadas as seguintes vagas por país: Angola 6 vagas, Cabo Verde 4 vagas, Guiné-Bissau 5, Moçambique 8, São Tomé e Príncipe 4 e Timor-Leste 5 vagas.

O projecto da fundação da Escola de Futebol foi apresentado aos ministros e secretários do Desporto dos países da CPLP por ocasião da realização dos «V Jogos Desportivos da CPLP», realizados em Agosto de 2005, em Angola. A proposta de criação desta escola foi efectuada pelo actual presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat, em Maio de 2005 – altura em que coordenou a delegação de Moçambique na Copa CPLP de Futebol para Jovens, realizada em Brasília.

Além deste curso de aperfeiçoamento, a escola na continuidade dos seus trabalhos oferecerá cursos e estágios para atletas, gestores desportivos, árbitros, fisioterapeutas, massagistas e demais profissionais ligados ao futebol.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.