quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Militares rebeldes de Timor passarão por novo recrutamento

Agência Lusa - São Paulo,SP,Brazil

Dili, 6 fev (Lusa) - Os rebeldes que quiserem regressar às Forças Armadas de Timor Leste serão sujeitos a um novo recrutamento, afirmou nesta quarta-feira à Agência Lusa o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

Xanana Gusmão declarou que a reintegração dos rebeldes nas Forças Armadas será feita pela Lei do Recrutamento Militar, "não havendo necessidade de um processo de triagem".

"Já que estão há muito tempo fora, é isso que pedimos", declarou Xanana Gusmão, entrevistado pela Lusa na véspera do início do reagrupamento dos rebeldes em Díli.

Xanana Gusmão adiantou que "está sendo estudada a possibilidade de uma excepção" para que os rebeldes recrutados de novo possam atingir a patente que possuíam antes de abandonarem as Forças de Defesa de Timor Leste.

"Há um critério para os avaliar e fecharmos o problema", adiantou Xanana Gusmão.

Segundo o primeiro-ministro de Timor Leste, parte dos rebeldes, "incluindo alguns dos signatários" da petição inicial, concordaram com o modelo de reintegração.

Menos de vinte peticionários, de um grupo de quase seiscentos, compareceram em Novembro passado a um encontro com o primeiro-ministro timorense em Aileu, a sul de Dili.

Sobre a hipótese de acontecer algo semelhante com o reencontro desta quinta-feira, Xanana Gusmão respondeu que "o problema não é o número" de comparecimentos, mas saber se os rebeldes querem voltar às Forças Armadas.

Para quem opte por não retornar, o primeiro-ministro timorense explicou à Lusa que "o governo compromete-se a falar por eles e ver outras oportunidades de vida".

"Sabemos as dificuldades dos peticionários e as pressões que componentes da sociedade exercem sobre eles", afirmou o líder de Timor Leste.

O alojamento em Díli, em um recinto situado no coração da cidade, poderá durar duas semanas.
Em 7 de Fevereiro, completam-se dois anos desde o pedido de audiência dos rebeldes ao presidente de Timor Leste, cargo ocupado na altura por Xanana Gusmão.

Em 17 de Fevereiro de 2006, os rebeldes abandonaram os quartéis alegando discriminação nas Forças Armadas.

Em 16 de Março seguinte, foi anunciada a exoneração de 594 militares, com data efectiva de 1º de Março.

Uma manifestação dos peticionários, em Abril do mesmo ano, desencadeou a crise política e militar que terminou com a queda do 1º Governo Constitucional de Timor, liderado por Mari Alkatiri.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.