sexta-feira, julho 21, 2006

U.S.A. Representante Schwartz apela à Secretária de Estado Rice para apoiar uma robusta Missão da ONU

Tradução da Margarida:

Apelos à Secretária de Estado Rice para apoiar uma robusta Missão da ONU para Timor-Leste

Membro da Casa de Representantes do U.S.A. Allyson Y. Schwartz
Representando o 13th Congressional District of Pennsylvania

FOR IMMEDIATE RELEASE

Julho 18, 2006

U.S.A. Representante Schwartz apela à Secretária de Estado Rice para apoiar uma robusta Missão da ONU para Timor-Leste


Washington, D.C. – O membro da Casa de Representantes do U.S.A Allyson Y. Schwartz, juntamente com 44 dos seus colegas do congresso, apelou à Secretária de Estado Condoleezza Rice para apoiar uma robusta missão da ONU para Timor-Leste, onde a violência causou desassossego civil nos últimos meses.

Localizado no Sudoeste da Ásia perto da Indonésia, Timor-Leste votou pela independência da Indonésia em 1999. No seguimento da votação, milícias apoiadas por elementos das forças militares Indonésias percorreram o país. A ONU e a comunidade internacional jogaram um papel instrumental na ajuda a Timor-Leste para restaurar a ordem e se mover para a estabilidade e a democracia. Contudo, porque a ONU diminuiu rápidamente a sua missão pós-independência, ficaram expostos problemas sérios no seio da polícia de Timor-Leste e na infra-estructura militar. Estes problemas, em parte, contribuiram para a erupção de violência em Março entre soldados amotinados e tropas governamentais. Os confrontos recentes levaram à deslocalização de mais de 100,000 civis – a pior violência desde 1999.

Como um membro nomeado da bi-partidária Comissão House Democracy Assistance a Representante Schwartz viajou para Timor-Leste em Fevereiro de 2006. Esta viagem foi a primeira de sempre duma delegação do Congresso à nação, e foi vista por muitos como um passo importante na ajuda ao reforço da democracia em Timor-Leste. Durante a visita a Timor-Leste, Schwartz, e outros membros da delegação do Congresso, providenciaram assistência a membros do parlamento em como estruturar um governo responsável e transparente.

“Vi em primeira mão o potencial de Timor-Leste para se desenvolver como uma democracia, e acredito fortemente que a ONU tem uma responsibilidade para assistir a Timor-Leste nesta encruzilhada critica. É da maxima importância que a ONU jogue um papel activo em Timor-Leste, com uma presença significativa no campo policial e de capacetes azuis, de modo a garantir que o país se mova para a frente num caminho para a democracia, a estabilidade e a auto-sustentabilidade,” disse a Rep. Schwartz.

Segue-se em baixo a carta enviada para a Secretária Rice. For an official signed copy of the letter please contact Rachel Magnuson at Rachel.Magnuson@mail.house.gov.


Julho 17, 2006

The Honorable Dr. Condoleezza Rice
Secretary of State

U.S. Department of State
2201 C Street NW
Washington, DC 20520

Dear Madam Secretary:

Temos vindo a observar a violência que se passa em Timor-Leste com muita preocupação. Há somente alguns meses, Timor-Leste era visto como um modelo internacional de construção de nação. Contudo, hoje, o progresso que Timor-Leste fez como uma jovem democracia está sob séria ameaça. O Conselho de Segurança da ONU votou recentemente a renovação da sua missão politica em Timor-Leste, e o Secretário-geral da ONU Kofi Annan indicou que o regresso de capacetes azuis está a ser considerado. Nesta encruzilhada crucial, pedimos-lhe que apoie uma missão robusta da ONU que inclua uma presença de polícias e de capacetes azuis significativa – com todas as tropas estrangeiras sob o comando da ONU – para garantir que Timor-Leste continue a fazer progressos no caminho da democracia, estabilidade, e auto-sustentabilidade. O governo de Timor-Leste requisitou tal missão robusta.

Como sabe, no seguimento do voto de Timor-Leste pela independência da Indonésia em 1999, as milicias apoiadas por elementos das forças militares Indonésias arruinaram o país. Contudo Timor_Leste – com um apoio significativo da ONU e da comunidade internacional – foi capaz de restaurar a ordem e tem dado passos substanciais para a estabilidade e a democracia como evidencia um relatório da ONU que declara que Timor-Leste “fez progressos notáveis no lançamento das bases para uma sociedade civil funcional.” Adicionalmente, um acordo com o governo Australiano sobre a partilha de rendimentos dos campos offshore de petróleo e gás começa a fornecer fundos críticos para o governo e em Fevereiro de 2006 membros da Comissão da U.S. House of Representatives Democracy Assistance visitaram Timor-Leste para dar conselhos sobre a estruturação de um governo responsável e transparente.

Contudo, permanece por fazer muito trabalho e como a ONU reduziu rapidamente a escala da sua missão pós-independência, ficaram expostos problemas sérios da polícia de Timor-Leste e da sua infra-estructura militar. A violência recente é uma indicação que a ONU não pode precipitadamente reduzir a sua presença, e que deve continuar a jogar o seu papel crítico de construção de nação – assistindo Timor-Leste nos seus esforços para consolidar e expandir as conquistas que fez.

Assim, requeremos respeitosamente que o Embaixador Bolton apoie fortemente uma missão da ONU para ajudar a manter a ordem e fornecer apoio pelo menos no próximo ano nas eleições cruciais presidenciais e parlamentares. Esta missão deverá pôr o foco no reforço da assistência policial e treino para prevenir a violência. Adicionalmente, uma missão da ONU deveria ajudar Timor-Leste a resolver a pobreza profundamente enraizada e o desemprego que inunda a nação; construir instituições públicas fortes que garantam uma democracia estável e durável e promova a regra da lei; levar justiça e reconciliação por crimes contra a humanidade cometidos durante a ocupação militar Indonésia; e investigar a recente violência criminal.

Apoiar o desenvolvimento de democracias fortes e auto-sustentáveis através do mundo é uma componente vital da política externa dos USA. Neste caso, este objective seria melhor alcançado apoiando uma missão da ONU robusta a trabalhar em cooperação com um governo de Timor-Leste soberano. Agradecemos a sua atenção e esperamos trabalhar consigo nesta matéria.

Sinceramente,
Rep. Allyson Y. Schwartz
...
cc: Ambassador John R. Bolton

2 comentários:

Anónimo disse...

Acima le-se, Nao ha comentarios ainda.
Aonde esta o comentario que eu escrevi sobre o que Schwartz disse no paragrafo: "..to ensure that East Timor continues to make progress on the path to Democracy....".
Sera que o que escrevi tambem e ofensivo?

Anónimo disse...

Apresento as minhas desculpas, pois o meu comentario esta la mais para baixo na repeticao da noticia em Ingles. "Mea Culpa"

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.