quinta-feira, junho 08, 2006

Outro pequeno gesto. E depois estranha...

Bispo de Baucau estranha críticas de Alkatiri à Igreja Católica

Paredes, Porto, 07 Jun (Lusa) - O bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, mostrou-se hoje surpreendido com críticas do primeiro-ministro timorense à Igreja Católica, afirmando, contudo, estar disponível para colaborar com o Governo.

"Não sei quais são as razões que levam o primeiro-ministro Mari Alkatiri a dizer que altas figuras da Igreja se intrometem na política", afirmou D. Basílio do Nascimento, em Paredes (Porto), à margem de uma cerimónia de apresentaçã o de uma campanha de solidariedade a favor de Timor-Leste.

Em entrevista à Agência Lusa, Mari Alkatiri afirmou-se "um pouco chocad o" quando vê a "alta hierarquia da Igreja a fazer política".

O Governo timorense tem tido um litígio com a Igreja local, adensado no ano passado pela decisão de decretar o ensino laico nas escolas de Timor-Leste, cuja população é maioritariamente católica.

Apesar das relações entre Governo e Igreja não serem boas, o primeiro-m inistro timorense disse à Lusa que há ainda espaço negocial para entendimentos.

"A gente tem tentado colaborar, não tentando imiscuir-nos naquilo que n ão nos diz respeito", afirmou D. Basílio do Nascimento.

Segundo o bispo de Baucau, a Igreja Católica "colabora da maneira que p ode", tendo, no entanto, no ano passado, quando convocou uma manifestação, prete ndido "enviar um sinal [ao governo] a dizer que era necessário ter um certo cuid ado no comportamento das pessoas e nas decisões que estavam a ser tomadas".

"As coisas não foram tomadas em conta, pensou-se que fosse uma espécie de capricho dos bispos, ou das pessoas da Igreja, mas o certo é que se viu que o descontentamento, afinal, começava a desenvolver-se", referiu o bispo de Baucau .

Na sua opinião, o descontentamento do povo na pessoa do primeiro-minist ro não é coisa recente, já tem alguns anos, e deve-se, sobretudo, ao tipo de rel acionamento mantido entre Alkatiri e o povo, o tipo de linguagem e abordagem das coisas e à forma de aproximação dos chefes em relação ao povo.

O bispo disse, contudo, estar disponível para colaborar na pacificação no território.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ah!Ah!Ah!
Mentir é pecado Senhor Bispo.

Anónimo disse...

Nao MENTIRAHS" Diz o mandamento da Lei de Deus.

Anónimo disse...

poxa...so de pensar esse Bispo e familia...fico com vergonha...

Arrogante e favor, ele e mentiroso e pensa que vai sair Papa...Ah,Ah,Ah

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.