Opinião: A tradiçao anglo-saxonica de bons guerreirosA intervenção das tropas australianas no Timor-Leste para ajudar a restabelecer a ordem demonstra o quão preocupado está o Primeiro-Ministro australiano, John Howard com este pequeno país que está na área de influência da Austrália, eis que em 1999, quando da campanha pela independência da Indonésia, as tropas australianas de Howard também intervieram.Não seria correto imaginar que Howard apreciaria o que está ocorrendo atualmente no Timor, somente para demonstrar a influência de seu país nas questões regionais. Howard, juntamente com o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizu8mi e seu colega da Cokmmonwealth, Tony Blair, hipotecaram seu apoio incondicional a George W. Bush em sua campanha no Iraque o que significa que Howard, Koizumi, Blair e obviamente George W. Bush, compartilham a mesma paixão pela demonstração de força.
John Howard com as participações das tropas australianas no Iraque e no Timor-Leste, está tentando incluir a Austrália na tradição anglo-saxônica de bons guerreiros, pois diferentemente dos britânicos e dos norte-americanos, os australianos não podem se gabar de uma vitória naval no cabo Trafalgaer e também, no caso dos norte-americanos, das vitórias na Segunda Grande Guerra, especialmente contra o Japão em Midway e na Guerra da Coréia..
O Vietnã para os norte-americanos foi apenas um detalhe.É por esta razão que Howard sugeriu as tropas portuguesas que se submetessem ao comando das tropas australianas, na Força de Paz, no Timor-Leste, pois dividir o comando significa dividir os louros como foi na campanha pela independência.Howard necessita também, ser um nome conhecido no âmbito internacional, eis que a Austrália está geograficamente isolada; não participa de nenhum bloco econômico.
Ser membro da Commonwealth e ter a rainha da Inglaterra como Chefe de Estado, representaria algo se a Austrália pudesse ser membro da União Européia juntamente com o Reino Unido.
Infelizmente para Howard seu país está isolado geográfica e politicamente e por essa razão, seu nome não é tão conhecido como Tony Blair ou George Bush, mas isto poderá mudar se houver conflitos no Timor-Leste com mais freqüência.
Jose Schettini,
Petrópolis, BRASIL
quinta-feira, junho 08, 2006
Dos leitores
Por Malai Azul 2 à(s) 11:51
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
3 comentários:
Se o PM australiano fosse mais inteligente e menos arrogante talvez fosse possivel.
Ora viva meninos Autralianos, ai se fosse PM de Timor, mandava-os embora. Sera que as hieraquias timorenses nao virao ainda a intensao dos autralianos? O que e que estao a espera para manda-los embora? Talves na minha pequenes em realacao a politica me permite fazer esta pergunta! Mas penso que todos responsaveis timorenses tem que ver o que e que a Autralia quer e espera de Timor, absolutamente nada, o que eles querem e que Timor seja um estado falhado. Sr. Presidente da Republica e Senhor Ministro dos negocios estrangeiros, esta sobre a vossa responsabilidade, a nao permissao de uma nova colonizacao. Estes dois responsaveis, estao enganados em relacao a Autralia, o que e que estao a pensar? Pensam que os senhores autralianos gostam dos vossos lindos olhos? Estao muito enganados, abram os olhos, antes que seja tarde de mais. Principalmente o Senhor Presidente Xanana Gusmao, deve estar a pensar que os seus cunhados gostam muito dele, mentira, para os autralianos, o Senhor Presidente, nao passa de um simples guerrilheiro de um pequeno pais atrasado, que lutou para que este se tornasse livre, e onde ha petroleo e gaz e que enquanto os timonses lutavam por aquilo que lhes pertencia, a Autralia estava muito bem com a Indonesia a dividirem do bom aquilo que nunca os pertenceu. Nao e ofende-lo mais e a realidade, se o Senhor Presidente continuar zangado com a constituicao, estara cada vez mais a interrar o pais, e os poderosos aproveitarao esta desorganizacao para por ainda mais o seu veneno. So o Senhor Presidente podera salvar este pequeno pais, onde o Senhor lutou para que chegasse onde chegaram. Seja atento e nao se deixe enganar pelos autralianos. Eles so querem o petroleo e mais nada. Eles querem continuar com a boa vida do tempo da Indonesia quando os dois (Autralia e Indolesia), roubavam o que nos pertencia e pertence so a Timor. Esta na hora de vermos quem sao realmente nossos amigos, e comecarmos a agir e nao sermos medricas. Porque depois quem e que paga! Somos nos (o povo), estamos a durmir fora das nossas casas, as nossas casas a serem queimadas, isto tudo porque? Porque Porque o Senhor Presidente esta ZANGADO com a constituicao. PENSE E PARE SENHOR PRESIDENTE, JA SOFREMOS MUITO.
SENHOR COLONEL JOSE!
VOCE DEVE SABER MUITO DE MULATINHA,SAMBA E FUTEBOL.NAO TENHO DUVIDAS. DEIXE DE BOTAR FALADURA DO QUE NAO SABE OU PERCEBE.ACONSELHO A MANDAR PARA TIMOR UMAS TELENOVELAS DA TVGLOBO(DE BORLA).PARA COMECAR MANDE A DO COLONEL RAMIRO COM A PRETINHA E O ZELAO DAS ASAS.TIMOR PRECISA DE TODOOOOOOOOOOOOS.
Enviar um comentário