quinta-feira, junho 08, 2006

Dos leitores

O plano foi bem traçado, delineado, pensado.Timor é agora um país com um vazio na área da autoridade. Todos tentam ocupá-lo.O PM "grita" desesperado na tentativa de denunciar ao Mundo a verdade dos últimos acontecimentos no País.Um dos seus ministros, o mais cotado internacionalmente, presta declarações à imprensa australiana que põem em causa o governo do qual faz parte.O PR decreta medidas de segurança e recolha de armas e as armas recolhidas são as dos seus próprios seguranças.O exército australiano ´protege os militares rebeldes.Será que o PR, o Parlamento Nacional e a Igreja não entendem que a única forma de travar o atentado à soberania é fazerem uma declaração pública de apoio não ao Alkatiri mas sim ao Primeiro Ministro de Timor Leste?E que se ele governa mal e desagrada a questão será resolvida dentro de meses em eleições?O Estado e a sua soberania está acima de interesses pessoais ou partidários.Lamentavelmente, o que me parece é que os "interesses internos" são aliados fortes dos "interesses externos" e que a defesa do Estado e dos seus Orgãos de Soberania não é uma preocupação para Timor Leste.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que despautério é este de aprisionarem a GNR? Mari não serve, porque não serve os interesses de alguns. A GNR está imobilizada. Os Australianos ditam leis e determinan e o mundo assiste a tudo isto impávido e sereno. (excepção feita aos subditos deste blog!)Que raiva!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.