sexta-feira, agosto 18, 2006

Comunicado - PM

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO


INFORMAÇÃO À IMPRENSA



Festa de juventude em quatro bairros de Díli

Com o apoio do Gabinete do Primeiro-Ministro, realizam-se este domingo, 20 de Agosto, quatro festas populares na cidade de Díli. Vão ser montados quatro palcos, em frente ao Palácio do Governo, em Bemori, em Jardin Balai, e em Comoro, aos quais os jovens e as famílias são convidados a subir, cantando, contando histórias ou recitando poesia.

Estas festas são organizadas pela comissão de eventos culturais Hahi Ita Rain (Vivendo a Nossa Terra) e a Associação Nacional de Música de Timor-Leste, e contará também com a actuação de artistas profissionais.

A principal ideia subjacente a este conjunto de eventos é a da unidade, procurando juntar as pessoas em torno da festa e da sua cultura.

Os palcos vão estar abertos a quem quiser participar na festa das 14h00 às 18h00.

No dia 27 de Agosto, as festas repetir-se-ão nos mesmos locais.

Esta é uma das primeiras acções da Hahi Ita Rain, embrião da futura comissão de eventos nacionais, cuja criação foi discutida esta semana pelo Conselho de Ministros.

Para o dia 30 de Agosto, feriado nacional, em que se assinalam os sete anos sobre a realização do referendo que ditou a independência de Timor-Leste, está marcado um concerto de música com as seguintes bandas timorenses: 5 do Oriente, Rai Nain, Vialma X, Zahera e Lahane Group.



Díli, 18 de Agosto de 2006

4 comentários:

Anónimo disse...

Salazar em prespectiva. Barriga vazia? Da-lhes futebol. Aqui, da-lhes musica que sempre enchem os ouvidos de ruidos e a barriga com ar. Para desenferujar os pulmoes, nao se admirem de ouvir mais uns vivas ao Ramos Horta e ao Xanana. Para isto nem precisam de ensaios pois e tudo o que os seus lacaios tem estado a ensinar

Anónimo disse...

Na Conferência dos Parceiros de Desenvolvimento realizada em Dili, em 4 de Abril último, o PR no seu discurso anunciou que:

“(…) Por efeito da quantidade dos beneficiários, o Governo já concordou com o seguinte calendário para as cerimónias de Homenagem:

(...) 30 de Agosto de 2006, Ordem Nicolau Lobato, a atribuir aos Combatentes Veteranos da Libertação Nacional e aos Combatentes da Libertação Nacional com oito ou mais anos de participação, que actuaram como civis, e aos Combatentes da Libertação Nacional que desempenharam funções como quadros civis da Base de Apoio; (…)”

Será que o PR já se arrependeu e assim como não vai entregar no dia 20 aos Combatentes Veteranos a Ordem da Guerrilha, também não vai entregar no dia 30 a Ordem Nicolau Lobato aos Combatentes com oito ou mais anos de participação que actuaram como civis e aos que actuaram como quadros civis da Base de Apoio?

Pois que pelos vistos parece que só vai haver um concerto de música para celebrar o sétimo aniversário do referendo.

Anónimo disse...

Vamos lá, que temos um orçamento gordo para gastar...

Anónimo disse...

Antes polos a tocar do que deixalos apedrejar.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.