sexta-feira, agosto 18, 2006

Comunicado - FRETILIN

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
F R E T I L I N

Rua dos Mártires da Pátria, Comoro, Dili, Timor-Leste, e: mail: staccfretilin@yahoo.com. Tel/fax 3317219


17 de Agosto de 2006

COMUNICADO AOS MILITANTES DA FRETILIN

A FRETILIN É SÓ UMA E ÚNICA!

Através deste comunicado, o Comité Central da FRETILIN esclarece a todos os camaradas quadros, militantes e simpatizantes da FRETLIN que:

Há apenas uma FRETILIN! Não existe grupo mudança/renovador, não há FRETILIN de Maputo, nem FRETILIN independente, central ou moderado. A FRETILIN É SÓ UMA E ÚNICA!

Conforme o acórdão do Tribunal de Recurso, emitido no dia 11 de Agosto de 2006, as decisões tomadas no II Congresso Nacional da FRETILIN, são legítimas. Pede-se a todos e, a quem quer que seja, para que respeitem e se submetam à verdade e à justiça, uma vez que o Congresso regeu-se pela lei e, a liderança da FRETILIN é, por conseguinte, considerada legítima.

Todos os militantes, sem excepção, devem acatar os princípios e regras contemplados nos estatutos da FRETILIN aprovados no II Congresso Nacional do partido.

De realçar que todas as decisões do Congresso foram adoptadas em função do desejo expresso pela maioria dos delegados, por via da votação, devendo assim ser assumidas por todos os militantes da FRETILIN. O princípio de submissão da minoria à maioria do jogo democrático é tão importante para a FRETILIN como o é para a nossa jovem nação Maubere. A FRETILIN exige que, no seio do nosso partido, se consolide este princípio, por constituir um dos alicerces do nosso estado – um estado de direito democrático composto por quatro órgãos de soberania.

Solicitamos a atenção dos quadros e militantes da FRETILIN para a seguinte questão: De acordo com os estatutos da FRETILIN (art°. 62, n° 2), o Congresso só pode ser convocado extraordinariamente por:

a) iniciativa do Comité Central da FRETILIN
b) decisão de metade das Conferências Distritais ou de
c) 2/3 das Conferências sub-distritais

para deliberar sobre questões urgentes e de importância fundamental para o Partido.

Qualquer iniciativa que não obedeça a estas orientações constitui uma grave violação aos estatutos do partido e não merece consideração dos militantes da FRETILIN.

O Comité Central da FRETILIN, eleito no II Congresso Nacional do partido, em Maio de 2006, apela a todos os quadros, militantes e simpatizantes da FRETILIN para que não participem na reunião alargada a realizar-se no Ginásio de Dili, no dia 19 de Agosto de 2006, convocada pelo grupo do Victor da Costa.

REFORCEMOS A NOSSA UNIDADE PARTIDÁRIA!

VIVA O COMITÉ CENTRAL DA FRETILIN!

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para a FRETILIN ter de sair com um comunicado destes, a coisa tá prêta.

E têm os estatutos blindados, tal como fizeram com a Constituição para auto protecção do Comité Central.

A escola é a mesma.

Anónimo disse...

Estas pessoas que militam num partido sem respeitarem os seus estatutos são as mesmas que integram a sociedade de um país sem respeitarem a sua Constituição e os seus Tribunais.

São anti-democráticos porque pretendem que uma minoria se sobreponha à maioria.

NOTA: A reunião do grupo de Victor da Costa não vai realizar-se no ginásio, mas sim no "Geddung Angkat Tangan", segundo Xanana.

Anónimo disse...

Sim sim, olhe que considerar o partido no mesmo patamar da Constituição ou dos tribunais, vai lá vai.
É a mesmíssima coisa, então não é?
Só se for nos países governados por partidos ML. Aliás, nesses o partido até é mais sagrado que a Constituição quanto mais os tribunais.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.