sexta-feira, junho 23, 2006

Manifestantes passam por casa do PM Alkatiri exigindo demissão

Díli, 23 Jun (Lusa) - Manifestantes em caravanas automóveis, vigiados p or militares australianos, dirigiram-se hoje para a zona da residência do primei ro-ministro timorense, Mari Alkatiri, no bairro do Farol, em Díli, para exigir a sua demissão, mas sem registo de incidentes.

A passagem das caravanas começou a fazer-se a partir da parte da tarde (hora local), mas cerca de 3 mil pessoas continuam concentradas defronte do Palá cio do Governo.

Os manifestantes que durante a manhã se tinham concentrado defronte do Parlamento, passaram da parte da tarde para a frente do Palácio do Governo, tent ando aumentar a pressão sobre o governo e onde efectivos australianos asseguram a segurança da área.

A marginal defronte da entrada principal do parque que conduz ao Paláci o do Governo está praticamente lotada com os manifestantes, que empunham cartaze s com dizeres anti-governamentais, na maioria, mas também com inscrições a sauda r Xanana Gusmão e a presença no país das forças militares internacionais.
EL.

12 comentários:

Anónimo disse...

VASIO...
terrívelmente vasio

Anónimo disse...

mas quem paga os automóveis ??

Anónimo disse...

Ao que tudo indica, o Manuel Tilman (e o seu KOTA) é que deve estar satisfeito: ganhou o regime de liurais e perdeu o regime democrático!...

Anónimo disse...

Já repararam que nunca faltou o gasóleo na Petarmina ... também o dólar não fugiu ... e houve bancos que estiveram sempre abertos e a pagar e a garantir os pagamentos ... devem andar distraídos... não é por acaso que os homens (todos eles) se refugiaram na rota do café por acaso a mais rica ...

Anónimo disse...

Porquê?
O Presidente Xanana acaso não foi eleito democraticamente?
E os timorenses que votaram nele não contavam que ele ficasse manietado por uma Constituição "blindada" que lhe retirou todos os poderes, até o de substituir democraticamente um governo que nada tem feito pelo povo! Há momentos, muito excepcionais, em que a razão e voz do povo têm de se sobrepor à dita legalidade democrática.
Viva Xanana, só ele é incorruptivel e sua ligação ao povo é indestrutivel!

Anónimo disse...

Não tenham absolutamente dúvida que esta luta é também cultural ... é que há muita gente que defende a justiça tradicional e lei tradicional, que por acaso até casa muito bem com a igreja e com os reis ... portanto é muito natural que o Tillman veja aqui uma boa oportunidade ... mas também os Bispos mantendo a tradição sobre o uso e a propriedade das terras ... parece que são muitos hectáres ... etc.. os aussies podem levar o petróleo ... e muito mais.

Anónimo disse...

O Xanana é a esperança e isso é bom ...
mas meus senhores não se enganem ... tal como em 1999 uma etapa má terminou ou está prestes a terminar ... mas é a dureza que vos espera, a dureza da realidade... distruir e queimar anos de trabalho já vimos que são mestres ... mas para construir uma nação falta ainda a prova essa é que a grande PORRA ... não se sobe ao céu só com um salto... (alguns saltos são para baixo)
o Xanana é esperança e isso é bom ... mas não é suficiente...Xanana cria um espaço, é oportunidade, é motivação... mas não enche a barriga, não cria emprego etc... para isso é necessário: trabalho, técnica, saber, sacrifício, credibilidade, regulamentação, segurança, honestidade e transparência de processos...saber esperar, respeitar, acreditar - estar disposto a comer o pão que o diabo amassou - se construir uma Nação ou Estado fosse pôr tudo em causa e tudo a arder ... mas não é.
Ficamos assim ...

Anónimo disse...

Está em aberto mais uma etapa da Vossa vida e onde todos importa participem. Deixem-se de começat com esse modelo ocidentalizado de correr para as cadeiras. É preciso de facto trabalho e há muito trabalho em Timor. Esteja o Estado disposto a investir ao máximo no emprego, na formação, na formação de sociabilização - que claramente tem falta de hábito em Timor e as coisas vão fluir.

Abraço grande

Anónimo disse...

tens mesmo certeza k sao 3mil pessoas..e melhor fazermos a contagem juntos

Anónimo disse...

Concordo e subscrevo os anónimos de
Sexta-feira, Junho 23, 2006 7:49:49 PM
Sexta-feira, Junho 23, 2006 11:25:04 PM
Estas são visões sábias, coerentes e de gande bom-senso que tem faltado a muita gente.
Parece que de facto o Presidente é a "ultima ratio" com perfeita legitimidade e profunda honestidade supercomprovada.
Esta é a hora de acalmar e ajudar a pensar.
Deixem que um timoneiro conduza nesta tormenta o barco desgovernado.
Sejamos optimistas!
Viva Timor-Leste!

Anónimo disse...

Anónimo das 7:11PM: está-me a deixar baralhada com essa de " substituir democraticamente um governo que nada tem feito pelo povo". Mas então não era por ter criado o tal esquadrão que o PM tinha de ir à vida? Vá lá, organizem-se!

Anónimo disse...

"Ao que tudo indica, o Manuel Tilman (e o seu KOTA) é que deve estar satisfeito: ganhou o regime de liurais e perdeu o regime democrático!..."

O problema e que os lideres deste governo "democratico" estavam a comportar-se como verdadeiros liurais mas numa dimensao alargada ao nivel nacional.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.