sexta-feira, junho 23, 2006

Dos leitores. Contra Alkatiri. Palavras para quê?..

voces sao todos uns grandes comunas da laia do Alkatiri.

Foi o comunismo que forneceu a indonesia a desculpa de que estavam a espera em 75 e sao os comunas que mais uma vez querem trazer o sofrimento ao povo timorense.

O povo timorense nao vai permitir!

9 comentários:

Anónimo disse...

eram os apoiantes de alkatiri que estavam a cantar a "Grandola"?

Anónimo disse...

Acusar uns e outros de "comunas" é fácil. O pior é demonstrar. Mesmo que ser "comuna" seja uma doença, v. terá de demonstrar porque é que o Alkatiri é comuna.
Talvez deva começar por definir o que é "ser comuna" e depois ver se ele, Alkatiri, "cabe" nesses critérios.
Então diga lá...
Este é o seu TPC... Tá? Fico à espera!

assinado: um "não comuna"... Nem no passado, nem no presente, nem no futuro...

Anónimo disse...

Quem escreveu "voces sao todos uns grandes comunas da laia do Alkatiri" provavelmente é dos que também enche a boca com aquelas tratas da real politik... acompanhado de hossanas a Mr. Horta&friends. Mas parece que parou no tempo. Parece que ainda não percebeu que hoje os inimigos dos States e dos Aussies são outros, uns tais de "terroristas", e que o grande perigo para esses seus amigos é o "terrorismo". É que, veja lá, hoje já ninguém acredita que os comunas comem criancinhas, ou que dão injecções atrás das orelhas aos velhinhos. Hoje as pessoas sabem é que eles afinal até davam educação, cultura, desporto, saúde e principalmente trabalho e empregos a toda a gente. Que tal sair da guerra fria, que até já acabou há quase vinte anos e entrar em 2006?

Anónimo disse...

Kofi Annan disse:
Timor foi uma grande desilusão para todos.
Alguns analistas internacionais disseram que a comunidade internacional ajudou a construir edificios hoje novamente destruidos mas não ajudou a construir mentalidades.
O discurso de Xanana Gusmão provou que não passa de um guerrilheiro.
Pode realmente voltar a vestir a farda porque é o Comandante de um golpe institucional que choca qualquer pessoa civilizada.
O que se passa não sabemos mas sabemos que o povo se exprime por eleições e que Xanana quase parece mais um dos militares desertores...
Choro pelo POVO DE TIMOR.

Anónimo disse...

Muito se tem falado da arrogância do PM o que poderemos dizer agora de Xanana depois de um discurso de arrogância e autoritarismo primário?

Anónimo disse...

A sociedade em Timor é ainda de carácter tribal.
Preocupante é que um Presidente da República se comporte de forma tão primitiva e que nem sequer consiga estar à altura da dignidade de um Chefe de Tribo.

Anónimo disse...

O senhor anti-comunista que aqui escreveu devia saber o seguinte: grande parte da artimanha de 75, elaborada por campanhas de desinformação indonésias a soldo da Austrália (acusaram o conservadoríssimo Lemos Pires de comunista, como parte dessa campanha) tinha como principal objectivo fazer crer que um partidozeco (FRETILIN) apoiado por maoístas (e não por soviéticos) constituía um perigo de tal monta que justificasse uma invasão. Ocupação levada a cabo por um regime que,com a ajuda americana e australiana tinha morto pelo menos 500 mil indonésios simpatizantes do Partido Comunista Indonésio (PKI)depois de um contra-golpe em 1965. Contra-golpe, aliás, que se deu sem que houvesse um golpe do PKI, como a desinformação de Suharto e da CIA fez circular.
PS: De qualquer das formas, Alkatiri deveria resignar. Ele já deveria saber que tem a cabeça a prémio e que não vale armar-se em herói.

Anónimo disse...

De volta ao velho anti-comunismo cujo discurso serve aos oportunistas ávidos de pilhar o Estado timorense. Conheço este tipo. Aqui no Brasil, com o mesmo argumento, mataram, torturaram e enriqueceram roubando. Criaram o país mais desigual do mundo. Só de crianças sao 14 milhoes de subnutridos!
Conversa fiada esta de sociedade tribal. O que existe é a falta de cultura e de palavra daqueles que se comprometeram em defender a constituiçao.
Hoje, ouvi uma rádio brasileira falar da crise de Timor. O conteúdo é mentiroso e tem origem em Camberra.
A opiniao pública vai condenar os golpistas!
Viva a democracia e o sofrido povo de Timor-Leste.
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Creio que o mais importante seria tentar avaliar os reais interesses que fazem movimentar a Austrália.
Há muito cheiro a petroleo e a gás nos seus comportamentos, com muita conivencia no interior de Timor....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.