quinta-feira, junho 01, 2006

Interrogatórios?

A Polícia Federal australiana está a interrogar elementos da UNOTIL que chegam evacuados a Darwin, sobre os acontecimentos em Díli.

O RESG da UN, Hasegawa já protestou junto das autoridades australianas e deu instruções para ninguém responder ao interrogatório. - segundo fontes próximas do mesmo.

13 comentários:

Anónimo disse...

(este comentario nao tera nada a haver com o titulo em epigrafe, mas tem certamente a haver com dia que decorre)

hoje é o dia mundial da criança.
hoje, umas milhares de crianças timorenses nao sabem, nem compreendem pq é que ficaram sem casa, sem comida, pq é que tiveram de fugir... mais uma vez.
hoje, as crianças timorenses terao poucos motivos para rir, mas ainda que a milhares de quilometros de distancia, posso ouvir as suas gargalhadas, as suas vozes entusiastas gritando e cantando o 'abc' com em dia de escola, pois sei que crianças com espirito mais forte que aquele, nao ha.
na minha rua, no bairro formosa, os miudos faziam as maiores tropelias para testar o sentido de humor dos malai...
hoje dói pensar nas crianças. hoje, as crianças vivem com as suas casas, os seus bairros, a arder. é essa a realidade que aprendem e apreendem.
ha que parar com o ciclo de violencia. ja, a partir deste momento. vai durar anos e anos, vai custar geraçoes, ninguem devera ser criticado por construir ou nao, um Estado, nem sentido de estado, nem equilibrio democratico, em 4, ou 5 ou 10 anos, pq nao nos compete a nós, os malai, os outros, julgar o esforço de uma naçao.
ha que dar espaço a cada povo para que se conheça, e reconheça. para que encontre o seu caminho. a nossa historia, europeia e portuguesa, só se construiu e chegou ao 'equilibrio' de paz em que estamos, pq ja vivemos as nossas guerras, ja derramamos o nosso sangue. nao quero com isto dizer que só se evolui à custa de 'cortar cabeças' mas quantas vezes só aprendemos, e só damos valor, depois de 'cair ao chao'...
hoje, as crianças timorenses merecem de nós mais respeito pelo seu futuro.
hoje, gostaria de pedir a todos quantos estao em Timor, que brinquem com as crianças, que as façam sentir importantes, que as façam sorrir....
obriigado

Anónimo disse...

Alfredo Reinado has chosen the coveted Pousada de Maubisse as his headquarters... Pousada de Maubisse is a luxurious holiday mansion run by ENSUL... while the people of Dili are living in refugee camps under rain and sun... is this what Alfredo call justice?

Anónimo disse...

O título "interrogatórios" leva-me a questionar:

A Lusa publica noticias do tipo
"mais 2 casas queimadas em Dili", "mais quatro casas queimadas em Dili" mas nada publica sobre o Tribunal Supremo de Timor.

Nada diz sobre o Presidente que pelos comentários publicados neste blog será uma figura de referência de Timor Leste.

Infelizmente em Portugal nada sabemos sobre ele e do trabalho que desenvolve.

Aqui, em Portugal temos a sensação que os deslocados estão completamente esquiecidos pelos lideres timorenses.
Afinal, não é verdade face ao que neste blog se diz sobre o trabalho de alguns ministros.

Infelizmente também nada sabemos sobre Arsenio Babo e Rui Araújo.

A Lusa é uma agência noticiosa de prestigio e de referência para Portugal e para o Mundo.

Na minha modesta opinião parece-me grave que a Lusa omita de forma ostensiva a actuação do exército australiano, a o saque ao Tribunal Supremo que é um orgão de soberania timorense.

A Lusa tem grandes responsabilidades na área de informação que presta aos cidadãos e uma imagem de prestigio a manter.

Anónimo disse...

Peço desculpa mas esqueci de acrescentar:

Parabéns Malai Azul por contribuires para colmatar a incompetência dos profissionais da Lusa.
Timor Leste merece o teu esforço.

Anónimo disse...

O que mais precisa precisa acontecer para que o mundo afirme e responsabilize a Australia sobre a sua actuação em Timor????

E Senhor Hasegawa protesta agora? E antes?
É publico o seu tratamento de deferencia com o Embaixador Americano em detrimento dos outros embaixadores.

Senhor Hasegawa tem grandes responsabilidades na actual crise de Timor!

Anónimo disse...

O Senhor Hasegawa tem tanta culpa no cartório que pediu segurança especial para si e nada mais nem nada menos que dois GOE's.

Os restantes funcionários que estão sob a sua alçada nem um soldadinho de chumbo, o que quer dizer nem um militar Australiano para os proteger.

E a Justiça que está directamente sob a sua alçada???? Não deviam os Tribunais ser locais seguros tanto para guardar os processos como para os funcionários poderem laborar????

Em vez disso o Senhor Hasegawa simplesmente avisou os seus funcionários de que se teimassem em ficar ficariam por sua conta e risco nem sequer garantiu os ordenados aos mesmos. A Comissão destes funcionários acabou no Mês de Maio e os contratos não foram renovados.

Equivale dizer que estes funcionários que vão de juizes a escriturários etc. não tem garantidos os ordenados nem a sua segurança. Simplesmente lamentável esta atitude do Sr Hasegawa. Este Senhor devia vir falar em público desta sua atitude egoista.

Parabens a todos os elementos da UN que decidiram ficar por sua conta e risco.

Nas minhas orações peço a Deus para que vos proteja a fim de as vossas famílias não sofrerem mais, já que se vos acontecer algo agora nem o seguro vos acode

Por um Timor Justo
PA

Anónimo disse...

UNOTIL = INUTIL?

Anónimo disse...

O Conselho de Segurança deveria manifestar alguma preocupação e averiguar a actuação do Senhor Hasegawa, responsável máximo das Nações Unidas em Timor.

Como toma a decisão de evacuar funcionários das Nações Unidas e com tal decisão paralizar os Tribunais?

Como é possivel que uma crise desta gravidade tenha passado despercebida à UNOTIL e que de nada tenha sido dado conhecimento ao Conselho de Segurança?

São atacados elementos da PNTL sob escolta de elementos das Nações Unidas. Isto não será um sintoma do total desconhecimento da UNOTIL de qual a verdadeira situação no terreno?

Não deveriam ser apuradas responsabilidades também nas Nações Unidas?

É manifesta a falta de confiança do Senhor Hasegawa nas forças militares australianas quando formalmente requer a Portugal elementos da Goe para a sua segurança pessoal.

Porque não faz chegar ao Conselho de Segurança um relatório sobre a actuação falhada das forças internacionais presentes em Timor?

Afinal o que faz o Senhor Hasegawa em Timor Leste??

Anónimo disse...

Senhor Hasegawa as delarações de Kofi Annan (Lusa) seriam um exemplo a seguir caso tivesse interesse em manter Timor como um caso de sucesso para as Nações Unidas que o Senhor deveria servir em lugar de servir interesses menos claros com as suas "actuações" desasjustadas à realidade de Timor e desprovidas de conteúdo prático.

Anónimo disse...

Quem está a passar essa basófia deveria ser sim preso e interrogado. A IMIGRAÇÃO australiana pergunta na chegada se você viu alguma violência ou tem fotos dos disturbios. Não há interrogatório. PAREM DE FALAR TOLICES. Mais um dos boatos em Timor. Pena que vocês acreditaram nele e até mesmo publicaram uma nota sobre isso. Lamentável.

Anónimo disse...

Sim, e para que faz tais perguntas?
Com que fundamento legal?

Anónimo disse...

Desculpem, mas não resisto a citar Adriano Moreira, que começa o seu último artigo no DN (O desarmamento) referindo que: "o exercício da política, sobretudo na área das relações internacionais, não é uma actividade que se espera regida em unção da santidade, mas talvez seja admissível exigir que não se afaste da decência (...)"

Um malai em Lisboa

Anónimo disse...

(versão corrigida)
Desculpem, mas não resisto a citar Adriano Moreira, que começa o seu último artigo no DN (O desarmamento) referindo que: "o exercício da política, sobretudo na área das relações internacionais, não é uma actividade que se espera regida em função da santidade, mas talvez seja admissível exigir que não se afaste da decência (...)"

Um malai em Lisboa

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.