quinta-feira, junho 01, 2006

Escândalo!

Fontes muito, muito próximas, do Presidente do Parlamento Nacional confessaram-nos que não compreendem porque os responsáveis do comando das forças australianas ainda não enviaram militares para fazer segurança ao Presidente Lu'Olo, apesar da insistência nos pedidos institucionais que lhe foram dirigidos.

A mesma fonte lembra que o Ministro dos Negócios Estrangeiros, está devidamente protegido desde o primeiro dia em que o requisitou.

A resposta dada pelo comandante das forças australianas, foi "vamos ver o que podemos fazer".

Lembra-se que o Presidente do Parlamento, é a segunda figura do Estado.

E não tem protecção pessoal, nem a sua casa está protegida.

SHAME ON YOU, AUSSIES!

11 comentários:

Anónimo disse...

segurança a Lu'Olo? O que tem feito esse senhor nesta crise? o que fez aquando dos incidentes de 28 de Abril em Díli?

Anónimo disse...

jj

Anónimo disse...

Ao primeiro Comentarista so gostaria de dizer que nao e necessario sair na televisao ou dar entrevistas para mostrar que esta a trabalhar, ok? Nao e caracteristica do sr Lu olo fazer publicidade da sua pessoa. Conhece o Lu Olo? Ja lhe vou dizer. E um dos poucos homens que lutou durante os 24 anos e nunca se entregou ao inimigo e so veio a Dili em 1999....

Anónimo disse...

Timor-Leste: Ministros da Defesa e do Interior demitiram-se

Lisboa, 01 Jun (Lusa) - Os ministros timorenses da Defesa, Roque Rodrig ues, e do Interior, Rogério Lobato, apresentaram hoje a demissão, que foi aceite pelo primeiro-ministro, disse à Lusa fonte do gabinete de Mari Alkatiri.
Os ministros apresentaram a demissão no decorrer de uma reunião extraor dinária do Conselho de Ministros, que começou cerca das 10:00 (02:00 em Lisboa) em Díli.
A reunião foi hoje de manhã interrompida durante alguns minutos mas con tinua a decorrer, não estando previsto qualquer comunicado no final do encontro, disse a mesma fonte.
No final de uma reunião do Conselho de Estado de Timor-Leste, que decor reu segunda e terça-feira, o Presidente da República, Xanana Gusmão, sugeriu a d emissão dos dois responsáveis.
Timor-Leste vive os seus piores momentos de tensão, instabilidade e vio lência desde que se tornou independente, há quatro anos, na sequencia da eclosão , há mais de um mês, de uma crise político-militar que tem sido marcada por divi sões no seio das Forças Armadas e da Polícia Nacional, e pelo mal estar entre o Presidente da República, Xanana Gusmão, e o chefe do governo, Mari Alkatiri.
Nos últimos dias, confrontos, principalmente em Díli e arredores, de mi litares contra militares, e entre estes e elementos do corpo da Polícia Nacional , envolvendo populares, provocaram já vários mortos e feridos e criaram uma situ ação de instabilidade e insegurança generalizadas no país, cujas autoridades tiv eram de apelar à ajuda militar da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal.
Portugal vai enviar sexta-feira uma companhia de 120 efectivos da GNR p ara o país, com a missão de ajudar à manutenção da ordem pública, depois do seu restabelecimento, e de dar formação às forças de segurança de Timor-leste.
EL/FP.
Lusa/fim

Anónimo disse...

é ou não verdade que Lu'Olo deu ordem (felizmente não acatada) para a PNTL disparar sobre os timorenses que protestavam em Díli pelas já confirmadas injustiças existentes nas FDTL (e noutras áreasda sociedade timorense) e que, precisamente, continuam a privilegiar aqueles que há muito são resistentes. não é por se ter combatido o ocupante indonésio que se tem mais direitos de cidadania do que aquele que preferia outras opções. Lu'Olo era um guerrilheiro. não é um Homem deEstado.

Anónimo disse...

Lu'Olo comportasse mais como uma Pessoa de Estado do que os com Nobel Premios da Paz ou outros que sao considerados mais sexy. Por um e um homem de moderacao pessoal e isto e mais do que posso dizer de outros.

Anónimo disse...

Lembre-se também que o Presidente do Tribunal, é a quarta figura de Estado.

Anónimo disse...

Mas que gente tão confusa! Confundem os nomes timorenses, não distinguem Lu-Olo, Presidente do Parlamento Nacional dos restantes nomes?

A que propósito é que daria uma ordem à polícia ou aos militares.

Como é possível ter comentaristas que nada sabem de Timor-Leste, nem sequer conhecem ou distinguem os nomes de detentores de cargos de liderança dos orgãos de soberania, a 'comentar' o que não sabem.

Santa paciência.

Mudem para outro blog, envolvam-se em assuntos e temas que conheçam e não naquilo que só revela a vossa ignorância.

Presunção e água benta ...

Anónimo disse...

Aqui há uns dias estes "anónimos" acusavam o PM de ter dado as ordens, agora acusam o Lu-Olo...é a frustação que os faz andar como baratas tontas a dispararem disparates sobre os homens sérios e competentes de Timor-Leste. No fundo estão a admitir que afinal falharam o golpe. Mas eles não desistem, é bom ter isso em atenção.

Anónimo disse...

Concordo com o comentarista das 4:36

Anónimo disse...

Ohhh anónimo das 9:27 o Presidente do Tribunal que deverá querer dizer o Presidente do Tribunal de Recurso é a 3ª Figura do Estado e não a 4ª, sim porque todos os Tribunais têm um Presidente mas apenas o do Tribunal de Recurso, por ser um Tribunal Supremo é que é a 3ª Figura do Estado.

ai-manas

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.