quarta-feira, junho 28, 2006

Como cumpriram para entrar...

Manifestantes cumprem ordens de Xanana e saem de Díli


Díli, 28 Jun (Lusa) - Os manifestantes que desde quinta-feira passada s e concentraram em Díli para exigir a demissão do primeiro-ministro Mari Alkatiri e a dissolução do Parlamento saíram da capital timorense cumprindo ordens do pr esidente Xanana Gusmão, disse o líder dos contestatários.

Segundo o major Alves Tara, coordenador-geral da autodenominada Frente Nacional Justiça e Paz, que falava em conferência de imprensa, a saída dos manif estantes correspondeu a "ordens do Presidente".

Sobre o que vai fazer a seguir, o major Alves Tara disse que vai aguard ar 30 dias, o novo prazo que deu para que a dissolução do Parlamento Nacional de Timor-Leste seja concretizada.

"Recebemos uma declaração do Presidente sobre a formação do novo governo, do governo transitório, e vamos esperar 30 dias para saber o resultado", afir mou.

Relativamente aos actos de violência registados terça-feira à noite e hoje tarde em Díli, o major Alves Tara ilibou os seus manifestantes.

"Nenhum dos meus homens esteve envolvido. Ontem à noite houve alguns di stúrbios em Díli. Não sei qual foi o grupo, mas correram informações que o prime iro-ministro [Mari Alkatiri] foi atiçar o grupo de FRETILIN e muita gente ficou descontente", explicou.

O major Alves Tara referia-se à ida de Mari Alkatiri, que é também secr etário-geral da FRETILIN, acompanhado do presidente do partido, Francisco Guterr es "Lu-Olo", a Hera, a 12 quilómetros de Díli, para dissuadir os seus militantes e simpatizantes de entrarem na capital.

"Muita gente ficou descontente com as palavras do primeiro-ministro, qu e disse que os 'loromonu' (naturais dos 10 distritos mais a ocidente do país) é que tinham queimado as casas", acrescentou o major Alves Tara.

A saída dos manifestantes contribuiu para fazer diminuir o clima de ten são na capital, marcada durante a noite de terça-feira e a manhã e tarde de hoje (hora local), com confrontos entre grupos rivais, pró e contra Mari Alkatiri, e a destruição de cerca de 20 casas e lojas, maioritariamente pertencentes a timo renses "lorosae", ou naturais dos três distritos da parte leste do país (Baucau, Lospalos e Lautém).

Destes incidentes resultaram mais de 20 detenções.

EL.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Aqueles que conseguem domar a sua natureza selvática, transformando o seu lobo num cão de raça, chamam a isto moderação. Para mim o verdadeiro nome é mediocridade."

Kitéria Bárbuda in "Paço de Arcos - Um Povo Superior", Revista "Espírito", nº 36, 2006.

www.riapa.pt.to

Anónimo disse...

O Alkatiri so disse o k esta a aconter neste momento em Dili...nao mentiu e nao julgou ninguem...

Tb como Xanana fez os seus manifestantes irem contra a Fretilin e Alkatiri...

e todos nos sabemos k nao sao manifestantes da Fretilin k estao a queimar casas em Dili...

e deixem-se de besteira pk tb sabemos todos que a maioria de casas queimadas foram a de membros da Fretilin. (mais k lorosae ou loromonu essa nao e a diferenca)

VIVA FRETILIN

Anónimo disse...

VERGONHA...E MELHOR DEMITE-SE PR ISTO QUE VAI VERDAIDERAMENTE RESOLVER O SITUASAO. NAO CONSEGUES CONTROLAR O SEU APOIANTES IMAGINA O RESTO DO TIMOR.

PERDEU SEU CREDIBILIDADE.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.