sexta-feira, novembro 09, 2007

O Fundo de Petróleo criado pelo Governo de Alkatiri que Xanana e Ramos-Horta querem dar cabo...

Notícias Lusófonas
09 Novembro 2007

Fundo Petrolífero em 3º lugar em avaliação internacional

O Fundo Petrolífero de Timor-Leste obteve o terceiro lugar num "ranking" elaborado por uma instituição de pesquisa norte-americana, afirmou fonte oficial da Autoridade Bancária e de Pagamentos (ABP).

A avaliação que elogia o Fundo Petrolífero timorense foi publicada pelo Peterson Institute for International Economics, um instituto de pesquisa privado com sede em Washington, Estados Unidos, num relatório que analisa 32 fundos em 28 países.

O Fundo Petrolífero de Timor-Leste obteve o terceiro lugar nessa avaliação, obtendo 21,75 pontos num total possível de 25.

O Fundo timorense "obteve a pontuação máxima para a estrutura e perdeu apenas 0,25 pontos (para o máximo possível de 12 pontos) em transparência e prestação de contas, classificando-se em segundo lugar", disse fonte da ABP, futuro Banco Central de Timor-Leste.

O topo do índice do Peterson Institute para os fundos petrolíferos soberanos é ocupado pela Nova Zelândia (24 pontos) e pela Noruega (23 pontos).

Nas posições abaixo do Fundo Petrolífero timorense surgem os fundos do Canadá, EUA e Austrália.

O índice foi elaborado segundo critérios combinados de estrutura, governação, transparência e prestação de contas e comportamento.

NOTA DE RODAPÉ:

E ainda há quem acuse o Governo de Alkatiri de corrupção ou de falta de transparência?!

De notar que os próprios Estados Unidos e a Austrália ficaram atrás nesta classificação...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está uma prova da BOA GOVERNAÇÃO de MARI:lutando contra muitas privações e incompreensões,o Governo FRETILIN deixou no "ranking" o "Fundo do Petróleo de TIMOR-LESTE" em 3º lugar (tendo à sua frente apenas a Nova Zelândia e a Noruega).Atrás de TIMOR-LESTE,segue-se o Canadá, Estados Unidos, Austrália e por aí abaixo, num universo de 28 países analisados! Mas não esqueçam que na questão de tranparência e prestação de contas, Timor, classificou-se em 2º lugar!!Isto quer dizer alguma coisa, não acham???
Fitun Taci

Anónimo disse...

"E ainda há quem acuse o Governo de Alkatiri de corrupção ou de falta de transparência?!"

Os indicadores de corrupcao e falta de transparencia nao se limitam a um mero fundo petrolifero.

Ha que ter em consideracao o resto da administracao publica. E nesse sector deve-se dizer com toda a honestidade e franqueza que a realidade foi precisamente o contrario da do fundo petrolifero.

Vamos ser honestos porque a negacao nao serve senao como obstaculo contra o progresso e para uma mudanca positiva.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.