segunda-feira, maio 29, 2006

São duas da manhã e amanhã há mais...

Esta noite ardeu uma casa no Bairro Central.

De resto não nos foram comunicados mais incidentes.

18 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez obrigado Malai Azul!

Anónimo disse...

Obrigado, sabes me dizer se ha voos de Darwin para Dili? Estou a ver se consigo desfazer uma serie de compromissos para ver se posso ir para Dili o mais rapido possivel

Anónimo disse...

timor no seu melhor (fresquinho da Lusa):

Lisboa, 28 Mai (Lusa) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) negou hoje ter ordenado o regresso a Portugal dos professores portugueses colocados em Timor-Leste, ao abrigo da cooperação bilateral.

"Não há qualquer decisão conjunta do MNE e do Ministério da Educação sobre o regresso dos professores portugueses que se encontram em Timor-Leste", assegurou o porta-voz do ministro, António Carneiro Jacinto, em declarações à Lusa.

Vários docentes colocados em Timor-Leste revelaram hoje à Agência Lusa, em Díli, que havia uma decisão conjunta dos dois ministérios naquele sentido e que lhes foi transmitido hoje que deveriam regressar terça ou quarta-feira a Lisboa, devido à impossibilidade de se concluir formalmente o ano lectivo em curso.

Esta informação foi também transmitida hoje a professores que se encontram colocados fora de Díli, nomeadamente na zona leste do país, que receberam a indicação de que deviam regressar à capital timorense já na segunda-feira para embarcarem terça ou quarta-feira para Darwin (Austrália), de onde seguiriam depois para Portugal.

Contudo, o porta-voz do MNE garantiu que "a evacuação, designadamente dos professores portugueses, só se verificará se, e quando o Governo português o entender".

"Se alguém quiser abandonar Timor-Leste poderá fazê-lo pelos seus próprios meios, através, nomeadamente, dos voos regulares australianos", adiantou Carneiro Jacinto.

O porta-voz do MNE disse ainda que as aulas em Timor-Leste "estão suspensas temporariamente por razões de segurança", desde que começaram os confrontos.

Portugal mantém cerca de 150 portugueses em Timor-Leste, no quadro da cooperação bilateral para a formação de professores e no âmbito do projecto de reintrodução da língua portuguesa, e do projecto de cooperação da Fundação das Universidades Portuguesas com a Universidade Nacional Timor LoroSa'e.

Em relação ao projecto de reintrodução da língua portuguesa, em que os professores estavam a formar docentes timorenses, os exames estavam marcados para Julho.

António Balbino Caldeira disse...

O Alkatiri mudou desde 1975 e já não é o radical parceiro do Rogério Lobato das sevícias a Maggiollo e outros?...

O primeiro-ministro devia pôr os interesses do país à frente dos próprios e das guerras palacianas... Estará na hora para fugir para Moçambique de novo?

Anónimo disse...

Nahhh.... Não comento o "veneno" da sua pergunta mas palpita-me que o Mari só foge... depois de morto. 2006 não é 1975.

Anónimo disse...

Timor-Leste: ONU pede a Portugal que garanta segurança do chefe missão em Díli


Lisboa, 28 Mai (Lusa) - As Nações Unidas pediram hoje a Portugal que assegure a segurança do chefe da Missão da ONU em Timor- Leste, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna.

"A ONU pediu hoje a Portugal para que, através dos Grupo de Operações Especiais (GOE), assegure a segurança pessoal do chefe da Missão das Nações Unidas em Timor-Leste", afirmou Duarte Moral, porta- voz do ministro da Administração Interna, António Costa.

O governo português já acedeu ao pedido e dois elementos do contingente dos GOE actualmente em Díli vão passar a servir de guarda- costas de Sukehiro Hasegawa, o japonês que lidera o Gabinete das Nações Unidas em Timor-Leste (UNOTIL).

Este pedido surge no dia em que o número de elementos dos GOE deslocados em Timor-Leste aumentou para 16, com a chegada hoje de mais oito homens.

Seis dos GOE são responsáveis pela segurança da embaixada portuguesa em Timor-Leste, e os outros oito, hoje chegados a Díli, vão estar divididos em equipas de quatro para patrulhar os dois bairros da capital timorense onde residem cooperantes portugueses, precisamente chamados de bairros da Cooperação.


Aust / USA / SRSG em Timor - Tão amigos que eles eram! Irónico!

Anónimo disse...

Em Dili o problema não são as noites... São as longas madrugadas, em que todos os vampiros saem à rua!

Anónimo disse...

O ABC não consegue disfarçar um certo racismo perante as autoridades eleitas de Timor-Leste. Há quem entenda que é mais do que os outros e nunca seja capaz de aceitar que os outros tenham discernimento de eleger quem por eles lutou toda a sua vida. No fundo o ABC é um frustado que se sente superior vomitando estas mesquinhices.

Anónimo disse...

sabes me dizer se ha voos de Darwin para Dili?

Já tentastes a página da AirNorth? Acabei de olhar e é perfeitamente possível fazer reserva e emissão do bilhete aéreo...

Ângelo Ferreira disse...

caríssimos amigos, sei que provavelmente não me poderão ajudar, mas tento na mesma. precisava de saber se a família do prof. carlos está bem. o prof. carlos é timorense, ensina na faculdade de ciências da educação da UNTL e veio para Braga fazer um mestrado com mais alguns colegas! está em pânico porque nada sabe da família. qualquer contacto na UNTL poderia servir para saber mais alguma coisa sobre a sua família. aguardo. com amizade e um abraço de força,
Angelo Ferreira

Anónimo disse...

Caro Ângelo,
Deus queira que tenha sucesso mas... contacto na UNTL é coisa que deve ser difícil neste momento. Talvez alguém da FUP que lá esteja ainda mas creio que muitos já partiram. Pelo menos vi alguns no aeroporto; as aulas do turno iniciado na segunda metade de Março terminaram agora, creio. Será que o seu "sucessor" não o poderá ajudar?

Anónimo disse...

Qual será a lógica que preside a estas decisões, "os professores portugueses embarcam todos 3ª feira"?????!!!!Não era só para quem pedisse? Pediram todos? Não acredito.
ai-manas

Ângelo Ferreira disse...

Obrigado meu caro Prof. ASerra. Já tenho tentado e vou continuar a tentar. temos de usar os meiso ao alcance. O Prof. Carlos Borromeu Soares sabe que lhe queimaram a casa e tem uma nebulosa informação acerca do paradeiro da mulher e filha (Maria Soares e Marta Soares), que talvez possam estar refugiadas em Motael na Clínica Carmelitas (??)
Se alguém puder ajudar, por favor, que o homem está desfeito em lágrimas e muito angustiado, como é de perceber. Muito obrigado!
Abraço e força a todos. Estamos convosco!!!!

António Balbino Caldeira disse...

Portanto, O Alkatiri, e respectivo grupo (Rogério Lobato e outros) mudou - quen não de parceiros... - desde 1975... Folgo em saber que aquilo que não parece, é!...

Ângelo Ferreira disse...

E já agora, parece que deu a moléstia intelectual também aos bispos, ou quê? O que se passa com D. Alberto Ricardo? Incendiários neste momento?

Anónimo disse...

ohhh seus filho de uma egua...o que que tu sabes sobreo meu primeiro ministro, quem te deu informacoes que o primeiro ministro fugio para mocambique??no tempo mais difil mocambique, um pais pobre ainda a sair de uma guerra, foi o primeiro pais a apoiar a nossa causa se liberdade apos a ocupacao indonesia. foi o primero pais a dar abrigo aos meus irmaos timorenses. por isso em tempos de refugio o que k tu sabes de viver e sobreiver, nada.

Anónimo disse...

I am East Timorese and I am grateful to Mozambique as a country and a people who have always lent their support to the East Timorese at a time when the whole world turn their backs on them. Without Mozambique, the struggle for independence would have been much harder.

Anónimo disse...

teste

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.