segunda-feira, maio 29, 2006

Conselho de Estado interrompido, Xanana pede recuo manifestantes

Díli, 29 Mai (Lusa) - A reunião do Conselho de Estado de Timor- Leste que decorre hoje em Díli foi interrompida para almoço cerca de quatro horas depois do seu início, disseram à Lusa fontes da presidência timorense.

A reunião do Conselho Superior de Defesa e Segurança, que deveria seguir-se à do Conselho de Estado, foi adiado para uma data ainda a definir, segundo as mesmas fontes.

Logo após interrupção, o presidente timorense, Xanana Gusmão, saiu do Palácio das Cinzas e dirigiu-se às centenas de manifestantes concentrados no local que exigem a demissão do primeiro-ministro, Marí Alkatiri, pedindo-lhes que se afastassem e não proferissem insultos.

"Se gritam vivas ao Xanana, têm de confiar no Xanana", disse o presidente timorense aos manifestantes.

Apesar dos apelos de Xanana Gusmão, os manifestantes mantêm-se no local.
Os conselheiros de Estado e o Presidente da República mantêm- se no interior do Palácio das Cinzas, onde decorre almoço.

Desconhece-se ainda a hora a que Xanana Gusmão fará uma comunicação ao país, que inicialmente estava prevista para depois do Conselho de Estado e da reunião do Conselho Superior de Defesa e Segurança.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.