segunda-feira, maio 29, 2006

Austrália concede dois milhões de dólares para apoiar desalojados

"Camberra, 29 Mai (Lusa) - O governo australiano anunciou hoje que vai conceder mais dois milhões de dólares para ajudar a resolver a crise humanitária em Timor-Leste.

O ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexander Downer, disse que o apoio destina-se a ajudar os cerca de 50 mil timorenses que fugiram das suas casas em consequência da violência em Díli.

"Vamos enviar de imediato alimentos, tendas e medicamentos de vários locais da Austrália para Timor-Leste num apoio de sensivelmente um milhão de dólares", disse.

Alexander Downer referiu que outro milhão de dólares será canalizado para o Fundos das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e outras agências humanitárias internacionais para ajudarem os milhares de desalojados em Timor-Leste.

O governo da Austrália já havia concedido anteriormente uma verba de um milhão de dólares a agência governamentais e não- governamentais que actuam em Timor-Leste.

"A Austrália continuará a seguir os acontecimentos em Timor- Leste e está pronta a apoiar ainda mais se lhe for pedido", disse ainda Alexander Downer.

Timor-Leste vive os seus piores momentos de tensão, instabilidade e violência desde que se tornou independente, há quatro anos, na sequencia da eclosão, há mais de um mês, de uma crise político-militar que tem sido marcada por divisões no seio das Forças Armadas e da Polícia Nacional, e pelo mau estar entre o Presidente da República e o chefe do governo.

Nos últimos dias, confrontos, principalmente em Díli e arredores, de militares contra militares, e entre estes e elementos do corpo da Polícia Nacional, envolvendo populares, provocaram já vários mortos e feridos e criaram uma situação de instabilidade e insegurança generalizadas no país, cujas autoridades tiveram de apelar à ajuda militar e policial de Portugal, Austrália, Malásia e Nova Zelândia.

Segundo a Cruz Vermelha Australiana (CVA), cerca de 50.000 timorenses foram forçados a abandonar as suas casas e vivem agora em abrigos temporários de recurso, na sequência da violência dos últimos dias em Díli."

GCS.

NOTA: Estes dois milhões de ajuda humanitária correspondem a quantos barris que o governo australiano rouba a Timor-Leste?

8 comentários:

Anónimo disse...

Correspondem, ao preço de 70 USD/barril (o preço, aproximado, actual), a 21.656,57 barris!... Peanuts!...
PS - Trata-se de dólares australianos e não de USD-dólar americano

Anónimo disse...

Tão bonzinhos que eles são...

Anónimo disse...

E nao rouba mais porque o Mari Alkatiri, homem muito amado no Governo Australiano, nao deixa!

Anónimo disse...

Que eles próprios permitiram que fossem desalojados!

Anónimo disse...

Para além de ser peanuts feitas bem as contas 1 milhão e 900 mil vai ser para pagar os salários dos australianos que vão participar no projecto.

Anónimo disse...

Alguém tem dispoível quanto é que Timor-Leste contrubui para o PIB australiano? Tinha a ideia que orçava em cerca de 35% correspondente ao valor do dividendo do gás e petróleo extraído das zonas consideradas por direito internacional TIMORENSES!
Isto é, um dos países mais pobres do mundo é CONTRIBUINTE LÍQUIDO para um dos países mais ricos...
Não acham que estes valores são MUITO SÉRIOS e que aqui não se está a jogar a feijões...??
Cuidado esta é uma ZONA MESMO PERIGOSA! (relacionem os acontecimentos dentro desta ideia!)

Anónimo disse...

Daí a inércia dos militares australianos... será?!

Anónimo disse...

Mais...mais...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.