segunda-feira, maio 29, 2006

Crise deve-se a divergências Xanana-Alkatiri - PM Nova Zelândia

"Wellington, 29 Mai (Lusa) - A primeira-ministra da Nova Zelândia considerou hoje que a crise política em Timor-Leste é consequência de divergências entre o presidente timorense, Xanana Gusmão, e o chefe do governo, Mari Alkatiri.

Helen Clark disse à TV da Nova Zelândia que a actual crise política tem também origem nas tensões existentes entre Alkatiri e Xanana Gusmão e dentro da própria Fretilin (no poder).

"Até recentemente as Nações Unidas consideravam Timor-Leste como uma história de sucesso, mas está provado que se trata de uma democracia muito frágil", disse ainda Helen Clark.

A chefe do governo neozelandês escusou-se a comentar se achava correcto que o primeiro-ministro Mari Alkatiri abandonasse o cargo.

"Trata-se de uma falha de liderança política de dimensões consideráveis (Ó). Ocorreu uma crise política que se tornou incontrolável, perdendo-se o controlo do exército e da polícia numa demonstração de falta de liderança", acrescentou.

Helen Clark considerou igualmente que as tropas australianas e neozelandesas deram uma resposta muito rápida ao pedido de intervenção em Timor-Leste.

A primeira-ministra admitiu que os efectivos militares dos dois países deverão permanecer em Timor-Leste, pelo menos, até às eleições de Timor-Leste marcadas para 2007.
A Nova Zelândia já tem 40 militares em Timor-Leste devendo esse número subir para 160 nos próximos dias.

Uma companhia das forças armadas da Nova Zelândia está a ultimar os preparativos em Townsville para seguir para Timor-Leste.

Além da Nova Zelândia, as autoridades timorenses também pediram ajuda a Portugal e à Malásia para contribuírem com forças militarizadas para restabelecer a ordem em Timor-Leste."

Minha senhora, agora que o PM australiano foi duramente criticado, nacional e internacionalmente, vem um país vizinho, conhecido por andar a reboque do PM australiano fazer declarações de ingerência interna em Timor-Leste e até num partido político estrangeiro?

3 comentários:

Anónimo disse...

Nao queremos ser como os neozelandeses. Andar ao reboque dos australianos. Onde estavam durante os 24 anos de guerra? Que lata tem essa Primeira Ministra....

Anónimo disse...

Ah... então vocês também estão metidos nisto!

Anónimo disse...

Me desculpem. Ou o meu Q.I. de inteligência e a minha capacidade dedutiva são geniais ou estão o desespero do falhanço é tanto que se revelam desta forma tão evidente!
Será que o Xanana tinha tudo previsto? E agora tira-lhes o tapete?
Será que se vai divorciar da K? Talvez não. Ela ainda lhe pode dar jeito.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.