segunda-feira, maio 29, 2006

Pilhagens

O quartel-general da Polícia Militar, em Caicoli está a ser pilhado, vendo-se crianças e jovens a sair com fardamentos militares, botas, arcas frigorificas e sacos de plásticos pretos cheios.

Este quartel foi desactivado a semana passada.

Não estão tropas australianas no local.

14 comentários:

Anónimo disse...

Os sacos plásticos pretos cheios... sabe-se o que continham esses sacos? Esses jovens estão a levar fardas a alguém? Onde estão as forças leais ao governo de TL?

Anónimo disse...

Onde estao os australianos nisto? o quartel fica perto num dos locais onde eles estam a fazer patrulha. E possivel confiar neles?Eles veem e nao fazem nada.A GNR tem que arrancar imediatamente para la.Nao ha 1a unica pessoa que nao tema ou respeite a GNR.
Malai Azul, aguardamos ansiosamente noticias da reuniao.

Anónimo disse...

Malai Azul, continue a mandar notícias pois são mais preciosas que as das Agências, são observações in loco!
Logo que possível, diga o que "transpirou" das reuniões Conselho Estado e de Defesa.
Obrigada por todo o trabalho feito.
Boa sorte para todos aí.
Helena Espadinha
Por Timor, sempre (e cada vez mais!)

Anónimo disse...

Como e que vao essas movimentacoes por Lisboa, temos manifestacao? Va la, T-shirt branca e facam pressao para vir esses GNR's. Estao muitas vidas em jogo.

Anónimo disse...

Oh marrecos se nao fosse os australianos quem mais avia de ser? Os portugueses? Abandonaram Timor e agora tao se sentir magoados e????

Anónimo disse...

sim seria optimo... mas desta fez tera q ser com mais forca... pois nao podemos comparar a situacao com 1999...seria muito boa ideia... mas tem que se comecar a fazer JA!!

Anónimo disse...

''mas começo a descrer das boas intençoes dos australianos e associados. ''

Boas intenções?! Quais boas intenções?

Não tenho tido problemas em telefonar para Timor, os telefones parecem funcionar normalmente.

Anónimo disse...

A TSF acaba de dizer... Dili acorda pela primeira vez sem tiros em 4 dias... pilhagens e violência contra estabelecimentos comerciais... a LUSA diz o mesmo...
mas são sobretudo mulheres e cianças... que se abastecem pilhando...
A que horas é a comunicação de Xanana Gusmão.

Anónimo disse...

Malai Azul, claro que como ja' nos habituaste a sucessivos "up-dates" de informacao, 4 horas sem dizer nada deixa-nos em panico!

Anónimo disse...

Malai azul, é verdade a tropa australiana está no território mas não faz nada. Há grupos de jovens que andam a queimar, saquear e com armas na mão e os senhores "aussie" não fazem absolutamente nada, ainda os vão cumprimentar. Está-se mesmo a ver que são eles que andam a instigar a confusão. Por outro lado, o embaixador americano, também armado em "bom samaritano" anda visitando as zonas sinistradas e a fazer comentários pouco dignos de um diplomata cujo contrato o proibe de se manifestar politicamente no território alheio.
Um abraço e continue a defender a verdadeira causa timorense.
Bibere

Anónimo disse...

É inaceitável que se pilhe um quartel da policia militar nas barbas de quem tem o dever de proteje-lá. É um prédio público!
Irei fazer um contato com os Partidos dos Trabalhadores, partido do presidente Lula, para reivindicar uma posição mais presente do Brasil em Timor-Leste, nem que seja pela chancelaria.
Se houvesse tropas brasileias policiando as ruas de DILI este desacerto estaria controlado. Há uma missão brasileira no Haiti com bons resultados.
Saudações
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Ja ha Noticias do Conselho de Estado????

Anónimo disse...

OS QUE VÃO DIZENDO E O QUE A GENTE PENSA:

East Timorese Foreign Minister Jose Ramos-Horta said the government's failure to address discontent in the security forces was the main cause of the violence.

... O EFEITO DE BORBOLETA, NESTE MUNDO DO CAOS, SE PUDESSEMOS TER PREVISTO!... MAS AS BORBOLETAS NASCIAM E MORRIAM, A SOCIEDADE TIMORENSE ESTAVA A SER PICADA, POR DENTRO E POR FORA, OS SINAIS IAM E VINHAM.
INFELZMENTE ESTE PEGOU...
NÃO QUERIAM UM HAITI DA AUSTRALIANO?...
O MARI FOI e É UM HOMEM DEMASIADO DETERMINADO, MAS COMO OS GRANDES HOMENS, JÁ DEU SINAIS DE UM ERRO IMPLÍCITO DE AVALIAÇÃO.
A ESPERANÇA ESTÁ AGORA COMO NO PASSADO RECENTE NAS CINZAS ... MAS NÃO MORREU, NEM MORRE.
TIMOR LESTE, NÃO É, NEM SERÁ O HAITI... É TIMOR LESTE QUE NÓS AMAMOS E VAI VENCER, MAIS ESTA DURA PROVA DE CRESCIMENTO.

Anónimo disse...

Alfredo, faça-nos um favor: peça para o Partido dos Trabalhadores despachar o LULA com seu aeropinga para o Timor... E mande-o usá-lo como bucha de canhão, para livrar o Brasil desse traste. Aliás, não, não mande para o Timor. Não desejo mais desgraça para aquele povo já tão sofrido. Eles NÃO merecem o Lula por perto.

Tá, falando sério agora: O governo brasileiro é incompetente. Mandou tropas para o Haiti para ganhar pontos para tentar uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU. Tomou uma rasteira da China, quem declarou ser uma potência econômica. Está tomando um baile no Haiti, o general sofreu tanta pressão que se matou. E o atoleiro do Haiti está LOOOONGE de acabar, para desespero do exército.

O Brasil se deu bem no Timor porque pegou as coisas estabilizadas. Foi praticamente fazer relações públicas. O exército brasileiro é sucateado, não tem capacidade de enfrentar essa realidade no Timor. Quem já leu o livro da Rosely Forganes sobre o Timor percebe o quanto os brasileiros eram PÉSSIMOS de relações públicas, chegando a tratá-la mal, enquanto os bombeiros portugueses emprestavam o telemóvel por satélite para que ela transmitisse as matérias para a rádio Eldorado no Brasil.

Posso ficar LOUCO da vida lendo as notícias que depois de "meses" de atraso a GNR está chegando em Timor. Mas pelo menos não sou obrigado a ver o Brasil passando vergonha mandando sua tropa capenga apanhar do que não conhece.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.