terça-feira, julho 18, 2006

Sobre a lei dos partidos políticos

Continuamos sem saber como foram eleitos os orgãos directivos dos partidos políticos, à excepção da Fretilin.

Houve votação directa e secreta dos militantes? Congressos?

Hum...

.

21 comentários:

Anónimo disse...

QUE GRANDE PERGUNTA SI SENHOR, E ISTO E ASSUNTO MUITO GRANDE PA BOTA DO XANANA! DE CERTEZA ELE NAO VAI PODER RESPONDER POIS O HOMEM NAO SABE DE NADA.
QUANTO AOS OUTROS PARTIDOS SE CALHAR NUNCA ELEGERAM NINGUEM, POIS EU ATE DESCONHECO QUEM SAO ELES, A NAO SER OS CARASCALOES, OS XAVIERES DO AMARAL E COMPANHIA LIMITADA, AQUELA VELHA CEPA TORTA!

SUKAERMUSAN

Anónimo disse...

Agora era a Direcção da FRETILIN suscitar a questão quanto à legalidade das direcções dos outros partidos junto do Tribunal de Recurso.

E aí é que íamos ver quem é quem.

Partidos politicos é uma reunião de meia dúzia de amigos e deputados representam-se a si próprios, aos seus interesses e às suas opiniões pessoais. Nem sequer têm a noção que cada deputado representa um determinado número de cidadãos.
Veja-se o que aconteceu com a UDT que a Direcção teve que desmentir o encolvimento do partido quanto à dissolução do parlamento.

Anónimo disse...

Uma oposição com telhados de vidro...

Anónimo disse...

Sim, quando se quer atacar tem que se proteger a rectaguarda.
E o excesso de confiança é quase tão mau quanto a mediocridade.

Anónimo disse...

Que se saiba nunca nenhum partido politico da oposição terá apresentado ao Parlamento uma proposta de Lei.

Chamam a isto oposição alternativa ao actual governo?

Anónimo disse...

Tentem ser mais sérios porque rídiculo só fica mesmo bem nas cartas de amor.

Anónimo disse...

Como se nota, obviamente, os senhores querem tudo menos que existam interferências na Vossa tão propalada função de partido único.

Ora vão lá apresentar queixa que contra o acto fantástico do Congresso, já lá está uma. Ao menos podem apresentar mais queixas pois basta enfiar uma a cada um dos partidos que tenham lugares no Parlamento... sempre ficavam mais sozinhos... não se sabe é onde!

Boa, essa gostei!

Anónimo disse...

Quando leio o qu escrevem, até me assusto.
Eu também acho que tem de haver legalidade nos partidos e nas suas direcções. E a FRETILIN pode perguntar como foram eleitas as direcções. Há diferenças.
Não pensem que só a FRETILIN é que é um partido iluminado pela democracia e pelas suas regras. Não sejam tão doentes nem assim tão facciosos!
Deviam saber que desde a independência em 2002, já realizaram congressos onde foram eleitos por voto directo e secreto os líderes do KOTA, do PDC, do PSD, da UDT e do PD.
Sobre os hinos, bandeiras, estatutos,programas, como exige a lei dos partidos, é preciso tudo isso para serem registados.
sobre os outros comentários, é bom lerem, verem se compreendem o que está escrito e só depois escreverem coisas que não estão no que se diz.
No parlamento, as propostas de lei aprovadas são todas ou quase todas da inciativa do governo e não do partido maioritário...
Meninos, sejam mais profundos e escrevam com substância, não de "ouvir falar".

Anónimo disse...

Cá para mim este Parlamento é mas é ilegal de todo! E andam todos a encostar-se uns aos outros... claro que se nota mais o encosto do partido maioritário pois tem obviamente mais gente... no Parlamento... pode ter sido um erro de estratégia...

Anónimo disse...

"Que se saiba nunca nenhum partido politico da oposição terá apresentado ao Parlamento uma proposta de Lei."

Mentira! pura mentira! Testemunhei numa sessao parlamentar a apresentacao de uma proposta de lei do PSD que nunca foi a debate porque o Exmo. Sr Presidente do parlamento determinou que por haver tambem uma proposta do governo nao valia a pena considerar a proposta do PSD. E isto e a pura verdade.

Anónimo disse...

Não sei que raio de democracia vocês conhecem. Deve ser a de Moçambique ou de Angola ou da China ou da Coreia do Norte. Ou do estalinismo do PCP.
Vocês não respeitam ninguém nem nada. Não admira que tivessem tanta certeza de ficar no poder durante 50 anos. Com os vossos métodos...
Se ninguém estivesse com atenção, acontecia em Timor o mesmo que em Angola em 2002, com o assassínio dos líderes da Unita e Luanda. Lembram-se?
Respeitem os órgãos de soberania, as instituições, os homens, as organizações. E o povo timorense que não é todo da Fretilin nem dos Partidos Comunistas que existem no Mundo.
Sem respeito não se chega a lado nehum. Sem respeitarem os outros, ninguém vos respeita.

Anónimo disse...

Ao Anonimo de 10:45:11 AM. O que disse corresponde a verdade. Malae azul margarida e mais outros sao mestres em mentiras!...

Anónimo disse...

Anonimo 2006 2:37:40 PM voce tamben esta a mentir

Anónimo disse...

Anonimo das 8:36:16 AM. Se nos nao conhecessemos os deputados da fretilin poderiamos acreditar que voce tem razao mas a fretilin tem mais desses deputados que so levantam a mao para votar sem saber no que votam que a oposicao toda junta.

Anónimo disse...

anonimo das 6:17:13 PM. voce e mesmo daqueles que pelos vistos nao sabem do que falam.

Anónimo disse...

anonimo 2006 7:34:22 PM
como e que voce pode dizer que a Margarida e o Malay Azul sao uns mestre das mentiras, se a maioria dos comentarios sao anonimos, como e que voce chegou esta conclusao?

Anónimo disse...

Anónimo das 11:56:38 AM: quem já vai com onze anos e meio de poder é o Howard. Ao Alkatiri nem cinco deixaram completar...

Anónimo disse...

Dona Margarida, não perca a pose. não deixe estalar o verniz...
todos sabem como são os regimes comunistas... E todos sabemos quem queria ficar 50 anos no poder...
isto não é África.
E se os aussies não viessem, a esta hora eu já devia estar morto e enterrado...
Que o comunismo não volte mais!
Respeite as convicções e as opiniões alheias, senhora!

Anónimo disse...

Anónimo das 12:26:19 AM: então só as convicções dos 57,37% dos Timorenses que votaram na Fretilin é que não devem ser respeitadas? Respeitem vocês as convicções de quem votou na Fretilin porque a Fretilin sempre respeitou a oposição. Mas agora não se demonize a Fretilin porque 57,37% dos Timorenses lge deram um mandato para estar no governo até 2007. E meta na cabeça uma vez por todas que sim senhor, foi mesmo a Fretilin que ganhou as eleições.

Anónimo disse...

Tens toda a razão Malai Azul!!Parece que as eleições dos outros partidos, nem de braço no ar, nem votação secreta...31 de boca!!Onde está afinal a transparência???
Fítun Taci

Anónimo disse...

margarida said... "Mas agora não se demonize a Fretilin porque 57,37% dos Timorenses lge deram um mandato para estar no governo até 2007."

MENTIRA!! nao meta o povo nessa porque a soberania do povo foi usurpada pela fretilin. isso sim.
Quem deu o mandato a fretilin para governar ate 2007 foi propria Fretilin.

O povo votou e deu sim o mandato a assembleia constituinte para redigir a constituicao e nada mais!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.