terça-feira, julho 18, 2006

Os insultos do costume

Do Malai Timor:

"Aquilo que a FRETILIN estava a fazer em Timor foi o mesmo que o PCP quis fazer em Portugal nos idos de 1975".

Esta afirmação não podia reflectir mais ignorância relativamente a Timor-Leste.

O Governo de Mari Alkatiri tinha uma política de economia de mercado, nunca pensou em nacionalizar nada, pelo contrário, abriu à iniciativa privada a empresa de electricidade, e apostava em políticas económicas altamente apoiadas e elogiadas pelo Banco Mundial.

Qualquer semelhança entre este Governo e um Governo vermelho á pura mentira e intoxicação de quem, de uma forma patética e ridicula, chama comunista a Mari Alkatiri.


.

10 comentários:

Anónimo disse...

O encosto à China seria para quê? Para mão de obra barata? Talvez e não só...

Sem dúvida o sr. Alkatiri até é um capitalista. Capitalizou até a opinião do Banco Mundial. Pudera, tal o povo timorense se encontra...

Anónimo disse...

O facto é que o último comunista de TL saiu do Governo na primeira remodelação do mesmo.

Há algum dado que permita falar de comunismo a ser implantado em TL???

Anónimo disse...

Anónimo das 10:50:23 PM : antes de delirar mais, leia ou releia a Constituição do seu país e lembre-se que ela foi proposta pela Fretilin. E lembre-se também que o “comunismo” tal como a “democracia” não se implantam à bala. Seja objectivo, julgue os seus governantes e os seus deputados pelo que de facto fazem e não pelo que poderiam vir a fazer. E se comparar as obras da Fretilin com as promessas da Fretilin terá que admitir que de facto a Fretilin tem tudo feito para a construção duma sociedade mais justa e iqualitária, tolerante, livre e pluripartidária.

Anónimo disse...

E o encosto de Alkatiri à Europa é para quê senhor anonimo?!

E já agora o encosto de Xanana e ramos Horta à Austrália e Estados Unidos é para quê?!

Anónimo disse...

Malai Azul disse "abriu à iniciativa privada a empresa de electricidade"

Essa sua afirmacao esta muito longe da realidade Sr. Malai Azul.

O sector da electricidade estava a ser gerida por uma empresa de electricidade de Macau no ambpito de um acordo BOT (Build Own Transfer). Ou seja uma companhia privada e contractada para construir as infra-estruturas electricas, proporcionar formacao e apos um periodo estipulado no contracto que garante a recuperacao de custos e lucros e' depois transferida para o estado passando a ser propriedade do estado.

Esta e que e a realidade. Uma possibilidade que estava a ser explorada e pudesse assemelhar a uma "privatizacao" da electricidade, mas nem chegava a ser isso, era uma iniciativa altamente controversas que visava passar a responsabilidade pela gestao aos comsumidores atraves de comissoes locais que teriam de fazer a colecta de receitas e manutencao das infra-estruturas electricas. Ora como a esmagadora maioria da populacao timorense e pobre e vive da agricultura de subsistencia, essa iniciativa era mais um lavar de maos das responsabilidades e condenar as populacoes timorenses a viver na negra escuridao.

Faca um inquerito a companhia "electricidade de Macau" e procure saber se ou estou certo ou nao.

Malai Azul 2 disse...

Não foi o Malai Azul que disse, foi um Malai Timor.

Mas um contrato de gestão de uma empresa pública não é um acto de um governo comunista...

E o contrato de gestão da Electricidade de Macau está em vigor.

Anónimo disse...

Perdao pelo engano. Pensei que fosse voce a citar o Malai Timor e que o resto do post era seu. De qualquer das maneiras foi so para clarificar essa falacia da privatizacao.

Anónimo disse...

É só para lembrar aos mais novos que nos "idos de 1975" o PCP só teve um Ministro no governo, o Ministro sem pasta, Dr. Álvaro Cunhal. O resto eram do PS, do PSD e independentes. Comunista só mesmo um.

Anónimo disse...

Sim, mas o PCP não se quis ficar por aí... E na mesma altura contribuiu para a entrega das ex-províncias ultramarinas ao amigo de Moscovo, o que teve os resultados tenebrosos de que todos se recordam mas genericamente omitem...

Enfim... mas o que deve agora preocupar-nos é Timor: VIva TL!!!

Anónimo disse...

5:31:03 AM: repito, o PCP só teve um Ministro, o Dr. Álvaro Cunhal, Ministro sem pasta. E toda a gente sabe que a pasta dos Estrangeiros era do Dr. Mário Soares, Secretário-geral do PS, e que era mais conhecido como o amigo dos americanos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.