terça-feira, julho 18, 2006

"Díli está cada vez mais segura" - brigadeiro Mick Slater

Díli, 18 Jul (Lusa) - A situação de segurança em Díli é cada vez maior e isso deve-se à coordenação das forças internacionais no terreno, disse hoje à Lusa o brigadeiro Mick Slater, comandante das tropas australianas.

"Diariamente a situação está melhor, mais normalizada, mas esse resulta do não é somente esforço das tropas australianas. Os militares australianos não teriam alcançado isso sem o esforço conjunto dos neozelandeses, malaios e da GNR de Portugal", afirmou.

O brigadeiro Mick Slater falava à Lusa antes do almoço em que os milita res australianos terão hoje a companhia do seu primeiro-ministro, John Howard, q ue se encontra numa visita de seis horas a Díli.

"(A visita de John Howard) é uma ocasião muito importante. Os soldados sentem-se mais reforçados. Eles gostam mesmo muito do primeiro-ministro e contri bui para lhes aumentar o moral", acrescentou.

John Howard chegou hoje a Díli às 09:00 horas locais (01:00 horas de Li sboa) para uma rápida visita aos militares e polícias australianos que integram o contingente internacional, que desde 25 de Maio se encontra em Timor-Leste, a pedido das autoridades timorenses, para ultrapassar a crise político-militar des encadeada em finais de Abril.

Howard já esteve reunido com o se homólogo timorense, José Ramos Horta, com o Presidente Xanana Gusmão e com o representante especial do secretário-ger al da ONU, Sukehiro Hasegawa.

Antes de regressar ao seu país, John Howard dará ma conferência de impr ensa no aeroporto internacional Nicolau Lobato, em Díli.

A crise político-militar iniciou-se com a deserção de um terço do exérc ito por alegada discriminação da hierarquia, e conduziu à desintegração da Políc ia Nacional, a divisões no seio das forças armadas, e a actos de violência prota gonizados por grupos rivais de civis.

Com a chegada de forças militares e policiais estrangeiras, da Austráli a, Malásia, Nova Zelândia e Portugal, a situação melhorou progressivamente, mas o saldo negativo da instabilidade é dado pelos cerca de 30 mortos registados e m ais de 150 mil pessoas deslocadas em campos de acolhimento, a maior parte dos qu ais em Díli.

No plano institucional, o então primeiro-ministro Mari Alkatiri pediu a demissão do cargo, a 26 de Junho, na sequência de um "braço de ferro" com o Pre sidente Xanana Gusmão.

EL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.