terça-feira, julho 18, 2006

Força Taur

De um leitor:

Força Taur.

A tua honestidade e a defesa da soberania é sobejamente reconhecida.

Um dia contarás quem tentou aliciar as FDTL para um golpe de estado e porque os militares desertores, coincidentemente treinados pela austrália, nunca estiveram interessados em colaborar num inquérito para apurar as suas queixas.

Na amálgama decadente de ambições politicas e não só, resta ao povo timorense um dos homens mais inteligentes e honestos de Timor - Taur Matan Ruak.

.

6 comentários:

Anónimo disse...

CONCORDO COM TUDO ISTO, MAS O HOMEM PRECISA DE CORTAR O CABELO A MILITAR. COMO LEADERS TEMOS QUE DAR EXEMPLO, NE

SUKAERMUSAN

Anónimo disse...

Anonimo das 11:42:39 AM. Concordo consigo. Ve-se mesmo que sabe do que fala porque conhece a situacao de perto e nao como alguns comentaristas que lem entrevistas, leis e artigos de constituicoes e pensam que ja conhecem a realidade timorense. Esses limitam-se a regurgitar aquilo que leem.

A sua observacao toca mesmo na raiz do problema que ate o proprio Taur ja admitiu ser.
O Sr. Roque Rodrigues e o "psicologo troubleshooter" da fretilin. Nestes ultimos 4 anos foi colocado em "missoes" nas areas do governo onde haviam individuos que precisavam de ser controlados ou convertidos.

Primeiro esteve na educacao no tempo do II governo de transicao quando o padre Filomeno Jacob era ministro para tentar contrabalancar o Sr. padre. Essa missao nao foi facil porque sendo jesuita o Pde. Filomeno nao lhe dava campo de manobra.
Depois foi para a defesa para aliciar e aproximar as F-FDTL da fretilin atraves do BrigGen. Taur Matan Ruak. Ai teve mais exito e conseguiu o seu objectivo e agora o Taur esta de certa forma arrependido de se ter deixado levar pelo Sr. Roque. Foi um bocado tarde mas por fim abriu os olhos.

Anónimo disse...

"O Presidente solicitou em três ocasiões ao então primeiro-ministro Mar i Alkatiri, incluindo em reuniões do Conselho de Estado e do Conselho Superior d e Defesa e Segurança, que apresentasse o nome do brigadeiro-general, para Xanana o empossar", salientou a fonte.

"Ninguém percebe por que razão Mari Alkatiri não apresentou o nome de Taur Matan Ruak. Até porque com a promulgação da Lei Orgânica das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), tinha todo o cabimento e enquadramento legal a nomeação do brigadeiro-general", frisou.

Anónimo disse...

E esta!

"Outras fontes, também castrenses e civis, contactadas pela Lusa coincidiram que desde Maio de 2004 o brigadeiro-general Taur Matan Ruak apresentou por três vezes a demissão do cargo de Comandante das Forças Armadas, mas o President e Xanana nunca aceitou, insistindo com Mari Alkatiri para que este se pronunciasse oficialmente se queria reconduzir aquele oficial ou substituí-lo."

Anónimo disse...

Talvez o Mari deu um passo atras porque compreendeu que afinal o Taur nao era nenhum parvo e ja estava a aperceber-se das manipulacoes que lhe estavam a sujeitar.

Ja se esqueceram que quando as forcas internacionais estavam prestes a entrar em Timor o governo insistia que as F-FDTL ficassem colocadas em Dili em areas de operacao exclusiva mas Taur decidiu acatar as instrucoes de Xanana para voltarem aos quarteis?
O Taur abriu os olhos e viu que a Fretilin queria usa-lo para os seu proprios fins.

Grande Taur! A minha confianca nele como um homem integro e imparcial ficou restaurada.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:29:07 PM: com que então “quando as forcas internacionais estavam prestes a entrar em Timor o governo insistia que as F-FDTL ficassem colocadas em Dili em areas de operacao exclusiva mas Taur decidiu acatar as instrucoes de Xanana para voltarem aos quarteis?” Isto é você está a dizer preto no branco que o PR deu ordens ao Chefe do Estado-Maior General das Falintil-FDTL, à revelia do Decreto-lei n.º 7/2004, de 5 de Maio, a LEI ORGÂNICA DAS FALINTIL- FORÇAS DE DEFESA DE TIMOR-LESTE, mais concretamente do seu Artigo 15.° Chefe do Estado-Maior General das Falintil-FDTL: (...)”
4. O Chefe do Estado-Maior General responde em permanência perante o Governo através do Secretário de Estado da Defesa, pela prontidão, disciplina e emprego das forças e meios que constituem a componente operacional; (...)”?

PS: para ser mais clara ainda, você está a dizer que o seu PR interferiu directa e grosseiramente numa competência que era da exclusiva competência do Governo?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.