quinta-feira, maio 25, 2006

Militares disparam indiscriminadamente contra a população

Díli, 25 Mai (Lusa) - Oito militares timorenses, trajando uniformes das fo rças armadas espalharam hoje o pânico em Díli, disparando indiscriminadamente so bre populares, em vários bairros da cidade, desconhecendo-se se há vítimas a reg istar.

Os oito militares, cuja cadeia de comando nesta altura se desconhece, perc orreram a cidade numa carrinha de caixa aberta, de cor branca, que foi vista no porto de Díli, por volta das 16:40 locais (08:40 em Lisboa).

Segundo relatos de testemunhas que se encontram no porto de Díli, esse gru po de militares estava a proceder a detenções de vários civis.

Pouco depois das 17:00 locais (8:50 em Lisboa), o primeiro navio de guerra australiano, transportando militares das forças de intervenção requisitadas pel as autoridades timorenses atracou no Porto de Díli.

à medida que o navio de guerra se aproximava ouviam-se tiros nas imediaçõe s do porto de Díli.
O primeiro grupo de 60 militares australianos chegou a Timor-Leste em três helicópteros BlackKawck.

Outros 100 homens desembarcaram no aeroporto de Díli, transportados por um avião C-130, que aterrou às 16:15 locais (08:15 em Lisboa), recebido entusiasti camente por populares timorenses.
RBV.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.