REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
Apoio internacional começa a chegar a Timor-Leste.
Respondendo ao pedido dirigido na véspera aos governos da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal, o apoio internacional começou a chegar a Timor-Leste nesta quinta-feira, 25 de Maio.
Cem militares australianos, devidamente equipados, aterraram em Díli, em dois voos provenientes de Darwin, cerca das 16h00. Este destacamento avançado constitui o primeiro contingente de militares australianos prometidos pelo governo de Camberra. Nele está integrado o general Ken Gillespie, que veio acordar com as autoridades de Timor-Leste os termos de referência da missão.
Um grupo de 50 polícias da Malásia, especializado em luta anti-subversiva, deverá entretanto aterrar em Díli, pelas 20h00 de hoje.
Os governos da Nova Zelândia e Portugal fizeram igualmente saber que os seus grupos avançados de militares e polícias, respectivamente, deverão chegar a Díli nos próximos dias. De acordo com informações prestadas ao Governo de Timor-Leste, a primeira missão neozelandesa deverá ser composta por um grupo de quatro homens, enquanto a GNR portuguesa deverá enviar um contingente de 40 elementos. Portugal já aceitou as condições e os termos de referência para a missão da GNR propostos por Timor-Leste.
Alguns dos pormenores da missão dos polícias da Malásia, foram ontem definidos numa conversa telefónica entre o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, e o primeiro-ministro em exercício e ministro da Defesa da Malásia, Najib Tun Razak.
Comentando a chegada destes primeiros militares e polícias, o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, declarou: “Louvo a resposta pronta dos governos da Austrália, da Malásia, da Nova Zelândia e de Portugal ao nosso pedido e pelo contributo que irão dar para a restauração da confiança da população e para o combate ao pânico generalizado, possibilitando o regresso, tão cedo quanto possível, da normalidade a Timor-Leste.”
Kofi Annan telefona primeiro-ministro
O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, telefonou pelas 10h00 desta quinta-feira ao primeiro-ministro. Annan quis saber do chefe de Governo quais os contornos desejados por Timor-Leste para a próxima missão das Nações Unidas, que sucederá à UNOTIL, com termo previsto para 19 de Junho. O primeiro-ministro fez ainda ao máximo responsável da ONU um ponto da situação sobre Timor-Leste.
Kofi Annan comunicou ao primeiro-ministro que Ian Martin deverá chegar a Timor-Leste nos próximos dias para avaliar a situação no país.
Na capital de Timor-Leste registaram-se nesta quinta-feira vários incidentes violentos, com trocas de tiros, em que participaram as FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste, elementos da Polícia Nacional de Timor-Leste e grupos marginais, tendo contribuído para um descontrolo acentuado da segurança.
Díli, 25 de Maio de 2006
Sem comentários:
Enviar um comentário