quinta-feira, maio 25, 2006

Apoio internacional começa a chegar a Timor-Leste

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

INFORMAÇÃO À IMPRENSA


Apoio internacional começa a chegar a Timor-Leste.

Respondendo ao pedido dirigido na véspera aos governos da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal, o apoio internacional começou a chegar a Timor-Leste nesta quinta-feira, 25 de Maio.

Cem militares australianos, devidamente equipados, aterraram em Díli, em dois voos provenientes de Darwin, cerca das 16h00. Este destacamento avançado constitui o primeiro contingente de militares australianos prometidos pelo governo de Camberra. Nele está integrado o general Ken Gillespie, que veio acordar com as autoridades de Timor-Leste os termos de referência da missão.

Um grupo de 50 polícias da Malásia, especializado em luta anti-subversiva, deverá entretanto aterrar em Díli, pelas 20h00 de hoje.

Os governos da Nova Zelândia e Portugal fizeram igualmente saber que os seus grupos avançados de militares e polícias, respectivamente, deverão chegar a Díli nos próximos dias. De acordo com informações prestadas ao Governo de Timor-Leste, a primeira missão neozelandesa deverá ser composta por um grupo de quatro homens, enquanto a GNR portuguesa deverá enviar um contingente de 40 elementos. Portugal já aceitou as condições e os termos de referência para a missão da GNR propostos por Timor-Leste.

Alguns dos pormenores da missão dos polícias da Malásia, foram ontem definidos numa conversa telefónica entre o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, e o primeiro-ministro em exercício e ministro da Defesa da Malásia, Najib Tun Razak.

Comentando a chegada destes primeiros militares e polícias, o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, declarou: “Louvo a resposta pronta dos governos da Austrália, da Malásia, da Nova Zelândia e de Portugal ao nosso pedido e pelo contributo que irão dar para a restauração da confiança da população e para o combate ao pânico generalizado, possibilitando o regresso, tão cedo quanto possível, da normalidade a Timor-Leste.”

Kofi Annan telefona primeiro-ministro

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, telefonou pelas 10h00 desta quinta-feira ao primeiro-ministro. Annan quis saber do chefe de Governo quais os contornos desejados por Timor-Leste para a próxima missão das Nações Unidas, que sucederá à UNOTIL, com termo previsto para 19 de Junho. O primeiro-ministro fez ainda ao máximo responsável da ONU um ponto da situação sobre Timor-Leste.

Kofi Annan comunicou ao primeiro-ministro que Ian Martin deverá chegar a Timor-Leste nos próximos dias para avaliar a situação no país.

Na capital de Timor-Leste registaram-se nesta quinta-feira vários incidentes violentos, com trocas de tiros, em que participaram as FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste, elementos da Polícia Nacional de Timor-Leste e grupos marginais, tendo contribuído para um descontrolo acentuado da segurança.


Díli, 25 de Maio de 2006

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.