terça-feira, abril 08, 2008

Intensifica-se caça a Gastão Salsinha

Rádio Renascença
08-04-2008 12:05

As autoridades timorenses conhecem os locais onde o grupo rebelde se movimenta e esperam capturá-lo em breve. A rendição de Gastão Salsinha ainda é uma hipótese.

As Forças Armadas timorenses preparam-se para apertar o cerco ao rebelde fugitivo Gastão Salsinha. O Tenente-Coronel Filomeno Paixão, Chefe de Estado Maior do Comando Conjunto das Forças Armadas e Polícia Nacional de Timor Leste afirma que os seus homens estão preparados para qualquer eventualidade: “Vamos começar com uma operação bem musculada, uma operação militar em que a opção a utilizar meios mais severos. Vamos tentar cercá-lo e se ele tentar reagir aos nossos esforços, reagiremos da mesma forma.”

Filomeno Paixão adianta que é complicado saber a localização exacta do homem que é acusado de atentar contra a vida de Xanana Gusmão: “Exacto é difícil, toda a gente está em movimento. Mas relativamente aos três ou quatro locais onde o grupo costuma fazer as suas deslocações, já são locais clássicos que são do conhecimento de todos.”

Embora esteja confiante num desfecho rápido e positivo, o militar timorense utiliza alguma cautela quanto a prazos. “Não prometo qual é o tempo, mas não vai ser difícil.”

A esperança num desfecho pacífico para toda esta crise, que poderá passar pela rendição de Salsinha, mantém-se . “Ele tem dito sempre que não quer contactos de fogo connosco. Tenho esperança que há última hora ele ainda decida a entregar-se”, afirma Filomeno Paixão.

FA/Pedro Mesquita

Som: Tenente-Coronel Filomeno Paixão

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.